Biblioteca particular de Calouste Gulbenkian: análise,tratamento e divulgação de uma colecção patrimonial

Autores

  • Ana Barata Serviço de referência na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian
  • Constança Costa Rosa Biblioteca de Arte - Fundação Calouste Gulbenkian
  • Eunice Silva Pinto Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian

Resumo

A Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian desenvolveu um projecto que visa dar visibilidade a uma das suas colecções especiais com maior valor: a biblioteca particular de Calouste Gulbenkian, composta sobretudo por monografias e revistas, coligidas segundo os seus gostos pessoais ou para apoio à constituição da sua colecção de Arte. Os trabalhos desenvolvidos compreenderam inicialmente o reconhecimento e a confirmação inequívoca dos títulos e exemplares que integram a colecção, tendo sido consultadas, para este efeito, diversas fontes de informação (informação directa e indirecta). O controlo bibliográfico da informação compreendeu uma definição clara dos critérios de processamento, cuja aplicação conferiu maior pertinência ao conjunto dos registos do catálogo, que passaram a reflectir e a evidenciar as especificidades dos títulos e exemplares deste acervo, de forma mais consistente. As medidas de preservação adoptadas e as intervenções de conservação e restauro consideraram as particularidades dos documentos e da colecção e as patologias verificadas. As acções deste âmbito foram sempre efectuadas com materiais quimicamente estáveis e compatíveis com os originais. O resultado final do projecto materializou-se na construção de um sítio Web, através do qual se pretende divulgar, de forma atractiva, a informação produzida sobre a biblioteca particular a públicos com interesses diversificados. Finalmente, questiona-se a possibilidade de os resultados materiais deste projecto virem a fazer parte de um sistema integrado de informação sobre todo o tipo de colecções da Fundação Calouste Gulbenkian, assegurado mediante as aplicações tecnológicas já existentes e a compatibilização de diversas linguagens de meta-informação, que permitam aceder em simultâneo a todo o tipo de materiais como documentos em formato papel ou digital ou um objecto de museu. A project developed at the Art Library of the Calouste Gulbenkian Foundation has highlighted the importance of the private library of the founder of this institution. Composed mostly by books and periodicals, the contents of this special collection reflects both Calouste Gulbenkian’s private interests and tastes and the care in building his art collection. Tasks involved the precise identification of titles and items using direct and indirect information sources. The bibliographic control phase comprised revising records according to specific criteria to ensure information consistency seeking to emphasize the features and value of titles and items. The preservation measures and the conservation and restoration procedures were planned according to document characteristics and pathologies detected. All preservation and conservation actions were carried out using chemically stable products with archival quality compatible with the original materials. The most visible result of the project is a website that provides virtual access, as well as a deeper insight, into Calouste Gulbenkian’s personal book collection which has been re-organized in order to make it accessible to a wide audience with different needs and interests. Finally, the visible products of the project may be integrated in a wider system that involves different departments of the Calouste Gulbenkian Foundation making use of recent technological developments and meta-information languages, thus offering data on all kinds of materials, a printed book, a digital object or a work of art, for instance.

Biografia Autor

Ana Barata, Serviço de referência na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian

Ana Barata (n.1962)  é licenciada em História, variante em História da Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Mestre em História da Arte Contemporânea, pela mesma Universidade, com a dissertação Lisboa 1860-1930 : Realidades, desejos e ficções. Fez o Curso de Especialização em Ciências Documentais na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a pós-graduação em Gestão Cultural nas Cidades no INDEG/ISCTE. Entre 1990 e 1997 foi bibliotecária na Biblioteca Nacional, tendo sido responsável pela Área de leitura geral e depósitos e pela criação do Serviço de empréstimo interbibliotecas. Desde Abril de 1997 é bibliotecária na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, sendo responsável pelo Núcleo de Referência; é, desde 2005,  membro do Standing Committee da Secção de Bibliotecas de Arte da IFLA. Tem publicado e apresentado diversos estudos  quer sobre a história do desenvolvimento urbano de Lisboa nos séculos 19 e 20, quer sobre aspectos e obras da colecção documental da Biblioteca de Arte.
(escrevo de acordo com a antiga ortografia)

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Publicado

2010-04-09