Os CDE e a comunicação da informação europeia em Portugal: o Portal e a Base O Europeu

Autores

  • Helder Rocha Machado Mediateca da Universidade Lusíada de Lisboa
  • Paulo Amaral Soares CDE da Universidade Lusíada de Lisboa
  • Vera Batalha CDE da Universidade Lusíada de Lisboa

Resumo

Os Centros de Documentação Europeia (CDE) têm um papel crucial no apoio ao ensino e à investigação sobre a integração europeia, pois não só fazem o tratamento e difusão das publicações oficiais de que são depositários, como também são agentes próactivos na pesquisa da informação comunitária. Estes Centros começaram a ser criados nos Estados-membros e nos países terceiros a partir de 1963, junto das instituições de ensino superior e de investigação, através da assinatura de uma Convenção com a Comissão Europeia. Inicialmente voltados para a comunidade académica e científica, hoje os CDE são elementos catalisadores da política de transparência da Comissão Europeia na aproximação das políticas europeias ao cidadão europeu, envolvendo as suas instituições no debate das questões comunitárias. Esta comunicação tem por objectivo dar a conhecer o Portal e a Base O Europeu. Estas ferramentas apresentam-se como potenciadoras da informação europeia, participando assim na difusão e divulgação de conteúdos comunitários junto do cidadão nacional e do mundo lusófono.

Biografia Autor

Helder Rocha Machado, Mediateca da Universidade Lusíada de Lisboa

Helder da Rocha Machado é Director dos Serviços de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada de Lisboa, e Coordenador nacional da Rede Portuguesa de Centros de Documentação Europeia. É, também, responsável pelo desenvolvimento de projectos nas áreas das tecnologias da informação e comunicação, como são exemplo os portais “Arquitectura do Saber” e “O Europeu”.
Possui a licenciatura em História (ramos científico e educacional) e a pós graduação em Ciências da Documentação e Informação, áreas de biblioteconomia e arquivística, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Actualmente é aluno do programa doutoral em Arquivística Histórica, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Para além da sua actividade como bibliotecário e arquivista, tem desempenhado funções regulares como docente em cursos de ensino superior, como formador nas áreas da ciência da informação e da Internet, como orientador de estágios nos mestrados em Ciências da Informação e da Documentação e como consultor em diversas instituições. Foi membro do Conselho Editorial da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Downloads

Publicado

2010-04-09