As Bibliotecas 2.0 são redes de comunicação? Contributo para o estudo sobre a utilização das tecnologias da Web 2.0 nas estratégias de comunicação nas bibliotecas públicas e académicas portuguesas

Autores

  • Luísa Alvim Casa de Camilo-Museu. Centro de Estudos
  • Manuela Barreto Nunes Universidade Portucalense; CIDHEUS-UÉ/FCT

Resumo

A força com que a Web 2.0 se impõe na Internet é o resultado da colaboração e da participação da comunidade virtual nas novas plataformas de serviços 2.0 que permitem a partilha, a edição e a transformação dos conteúdos na Web. Nesta segunda fase da Web, os intervenientes na produção dos conteúdos, não são só os profissionais e especialistas das várias áreas do conhecimento, mas também todos aqueles que desejam participar e querem dar uma contribuição para o crescimento e aperfeiçoamento dos conteúdos, na comunidade em linha. O trabalho que agora apresentamos insere-se numa investigação mais vasta, e pretende contribuir para um estudo inicial sobre a utilização das tecnologias da Web 2.0 nas bibliotecas públicas e académicas portuguesas, detendo-se especificamente sobre os aspectos da comunicação entre aquelas e os utilizadores, e apresentando uma análise detalhada do uso da rede social Facebook.

Biografias Autor

Luísa Alvim, Casa de Camilo-Museu. Centro de Estudos

Luísa Alvim, mãe de 3 filhos, sonhadora do impossível, autora dos blogues Viva Biblioteca Viva e Camilo 2.0. Licenciada em Filosofia (1985) e pós-graduada em Ciências Documentais (1992), e Mestre em Ciência da Informação (2011). Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação), na Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, desde 1995. Atualmente trabalha na Casa de Camilo - Museu. Centro de Estudos. Trabalhou, anteriormente, na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão, no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) com obras impressas do séc. XV a XVII; e na Câmara do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico. Foi vogal de formação no Conselho Directivo Regional Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, no triénio 2007-2010, continuando atualmente no seu corpo diretivo. Foi docente, desde 2001 a 2008 na Universidade Portucalense, na Pós-graduação Ciências Documentais. Publicou artigos em revistas da especialidade ou em livros de coordenação diversa. É doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Évora.

Página pessoal http://luisaalvim.wordpress.com/
Blogue Viva Biblioteca Viva http://vivabibliotecaviva.blogspot.com/
Blogue Camilo 2.0 http://camilo20.wordpress.com/
Delicious http://del.icio.us/alvimluisa
Twitter http://twitter.com/luisa_alvim
Facebook http://www.facebook.com/luisa.alvim

Manuela Barreto Nunes, Universidade Portucalense; CIDHEUS-UÉ/FCT

Doutora em Documentação pela Universidade de Granada. Professora auxiliar da Universidade Portucalense - Departamento de Ciências da Educação e do Património. Diretora da Biblioteca Geral da Universidade Portucalense, membro eleito do seu Conselho Científico e coordenadora dos cursos de Mestrado em Educação e Bibliotecas e Ciência da Informação, e da Pós-Graduação em Biblioteconomia & Arquivística. Investigadora a tempo integral no CIDEHUS - UÉ. Vice-presidente da Delegação Regional do Norte da BAD e membro do grupo de trabalho de Bibliotecas Públicas.

Downloads

Publicado

2010-04-09