SBIDM: comunicação síncrona, assíncrona e multidireccional

Autores

  • Ana Bela Jesus Martins Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro
  • Ana Cristina Fernandes Cortês Santana Justino Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro
  • Graça da Conceição Filipe Gabriel Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Resumo

Com este artigo pretende-se dar a conhecer a importância da comunicação no contexto das bibliotecas, focando o caso dos Serviços de Bibliotecas, Informação Documental e Museologia (SBIDM) [1]. Partindo de alguns dos serviços como o Empréstimo Presencial, Empréstimo Inter-Bibliotecas, Referência, Formação de Utilizadores, Comunicação, Páginas Web e Serviço BAES, serão abordadas diferentes formas de potencializar o fluxo de informação de modo a responder às necessidades info-comunicacionais dos utilizadores, nomeadamente através de formas de comunicação assíncrona, síncrona e multidireccional.

Biografias Autor

Ana Bela Jesus Martins, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Ana Bela de Jesus Martins é desde 2007 diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Está ligada à Universidade de Aveiro (UA) desde a data da sua criação, tendo promovido a constituição da Mediateca da UA, uma biblioteca dedicada às Ciências da Educação, em 1985, que coordenou durante uma década. Neste período desenvolveu na UA a área da Indexação, tendo coordenado a edição do Thesaurus LINCE: Vocabulário Controlado na  área da Educação.De 1995 a 2007 dirigiu os Serviços de Relações Externas da Universidade de Aveiro, tendo lançado um conjunto de projetos que permitiram reforçar a imagem da Universidade de Aveiro a nível nacional e internacional.

Ana Cristina Fernandes Cortês Santana Justino, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Licenciatura em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Aveiro, Pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade Fernando Pessoa. Frequência do doutoramento em ICPD – Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (UA|UP). Projecto de Tese de Doutoramento com o título O desafio da homogeneização normativa em Instituições de Memória.

Iniciou a sua actividade profissional nos Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro, actuais Serviços de Bibliotecas, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro, desde 1994 até ao presente. Exerce funções na Área de Biblioteca e Recursos Electrónicos e Apoio ao Utilizador.

Graça da Conceição Filipe Gabriel, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Graça da Conceição Filipe Gabriel (Santa Maria, 1975-), licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (variante português-inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1999), pós-graduada em Ciências Documentais (variante em bibliotecas e centros de documentação) pela Universidade Portucalense (2007) e Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Portucalense (2012). Trabalhou nos Serviços de Documentação da Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2001-2004) e na Biblioteca Alberto Saavedra do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (2005). Fez ainda um estágio na Main Library da The University of Sheffield (2003), trabalhou em regime de voluntariado na Biblioteca da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2004) e foi monitora no Projecto Internet nas Escolas (2005). Desde 2005 que desempenha funções nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (SBIDM). Tem artigos publicados sobre a área da comunicação em conferências nacionais e estrangeiras.

Downloads

Publicado

2010-04-09