Bibliotecas, Web e Literacia: Construir Recursos e Serviços em Comunidade

Autores

  • Diana Soares Silva Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro
  • Pedro Príncipe Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Resumo

Nesta comunicação temos como propósito, num primeiro momento, caracterizar o ambiente em que se desenvolvem hoje serviços de apoio ao utilizador nas bibliotecas, no contexto das novas formas de aprendizagem, decorrentes das radicais mudanças que as instituições de ensino superior têm sofrido nos últimos tempos. Pretendemos identificar as áreas de intervenção das bibliotecas no que diz respeito aos serviços de valor acrescentado no âmbito do desenvolvimento das competências de literacia informacional dos utilizadores, ligadas ao advento do elearning como modelo essencial no processo de construção de conhecimento no ensino superior. São apresentadas iniciativas de apoio ao utilizador das bibliotecas da Universidade de Aveiro, sendo descrita a estratégia integrada/integradora de serviços, colecções e conteúdos.

Biografias Autor

Diana Soares Silva, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Diana Maria Soares Gomes da Silva é bibliotecária nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde Outubro de 2002. É licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique – Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Trabalha há cerca de 11 anos com informação científica e técnica e é atualmente responsável, na Biblioteca da Universidade de Aveiro (UA), pela Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador, que presta serviços a toda a comunidade universitária abrangendo uma multiplicidade de áreas científicas. Tem desenvolvido neste serviço um conjunto de actividades ligadas à difusão de informação, criação e disponibilização de conteúdos e tutoriais Web no uso das fontes de informação e desenvolvimento de iniciativas e projectos de literacia de informação em contexto de ensino superior.

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Colaborador dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, no gabinete de Projetos Open Access, com responsabilidade sobre os projetos OpenAIRE e OpenAIREplus, depois de 10 anos na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. Integra atualmente o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Downloads

Publicado

2010-04-09