A referência online nas bibliotecas de ensino superior: o Portal Arquitectura do Saber

Autores

  • Helder Rocha Machado Mediateca da Universidade Lusíada de Lisboa
  • Maria de Deus Amador Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADRP) - Divisão de Planeamento,Documentação e Informática
  • Paula Ochoa Biblioteca Nacional de Portugal

Resumo

A tradicional biblioteca de ensino superior, por força da mudança de paradigma universitário, deve dar lugar a um espaço mais amplo, físico e virtual, que disponibilize todo o tipo de recursos, humanos e tecnológicos, necessários para apoiar a comunidade académica, onde se inclui alunos, docentes e investigadores. Este novo modelo de biblioteca, o Centro de Recursos para a Aprendizagem e a Investigação (CRAI), integra todos os recursos que dão apoio à aprendizagem e à investigação de modo a facilitar as actividades desenvolvidas no ambiente académico, fazendo pleno uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Esta comunicação tem por objectivo apresentar o Portal Arquitectura do Saber, como um recurso de apoio à aprendizagem do aluno universitário. Este Portal pretende oferecer um conjunto de informações devidamente esquematizadas sobre: a metodologia científica a que obedece toda a investigação; a elaboração dos diversos tipos de trabalhos académicos; as tipologias e normas de apresentação dos trabalhos académicos; os métodos de estudo; a pesquisa, consulta e recuperação de recursos de informação; as questões éticas e deontológicas da reutilização da informação pesquisada; e o acesso a recursos dentro e fora do campus universitário.

Biografias Autor

Helder Rocha Machado, Mediateca da Universidade Lusíada de Lisboa

Helder da Rocha Machado é Director dos Serviços de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada de Lisboa, e Coordenador nacional da Rede Portuguesa de Centros de Documentação Europeia. É, também, responsável pelo desenvolvimento de projectos nas áreas das tecnologias da informação e comunicação, como são exemplo os portais “Arquitectura do Saber” e “O Europeu”.
Possui a licenciatura em História (ramos científico e educacional) e a pós graduação em Ciências da Documentação e Informação, áreas de biblioteconomia e arquivística, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Actualmente é aluno do programa doutoral em Arquivística Histórica, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Para além da sua actividade como bibliotecário e arquivista, tem desempenhado funções regulares como docente em cursos de ensino superior, como formador nas áreas da ciência da informação e da Internet, como orientador de estágios nos mestrados em Ciências da Informação e da Documentação e como consultor em diversas instituições. Foi membro do Conselho Editorial da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Paula Ochoa, Biblioteca Nacional de Portugal

Técnica superior na Biblioteca Nacional de Portugal. Assistente convidada no Mestrado em Ciência da informação e Documentação da Universidade Nova. Investigadora nas áreas de gestão da qualidade e gestão de competências.

Downloads

Publicado

2010-04-09