Criação e aplicação de um modelo baseado em Topic Maps à Documentação Educativa
Resumo
As políticas da União Europeia para a sociedade da informação estão a promover um modelo educativo baseado na aquisição de competências e na aprendizagem ao longo da vida. A eficácia da aprendizagem neste modelo educativo assenta numa educação digital, na qual os recursos digitais estruturam, organizam e representam o seu conteúdo de acordo com as suas potencialidades educativas. Descrevem-se os passos prosseguidos na aplicação da norma ISO/IEC 13250:2000 Topic Maps como escolha para a organização e representação do conhecimento de uso educativo, adaptando a recuperação deste tipo de informação a um modelo de aprendizagem centrado no educando, tal como as actuais políticas europeias promovem. Numa primeira parte apresenta-se a análise realizada sobre as várias metodologias para a representação do conhecimento: thesaurus, mapas conceptuais e ontologias. Discutem-se as características que levaram à selecção dos Topic Maps como a metodologia a ser utilizada neste projecto. Numa segunda parte, apresenta-se a norma ISO/IEC 13250:2000 Topic Maps e discute-se de que forma nos irá auxiliar a criar um ambiente de aprendizagem centrado no educando e utilizando os recursos educativos (objectos de ensino, artigos, monografias, teses, etc) disponíveis na Web. Por fim, numa terceira parte, apresenta-se uma arquitectura funcional capaz de suportar a metodologia seleccionada e o cenário de aplicação: especificação de mapas conceptuais orientados a programas educativos dinâmicos e que reagem às interacções dos educandos; agregação de conteúdos disponíveis na Web com o objectivo de criar um repositório de objectos de ensino (utilização do protocolo OAI-PMH); definição de estratégias para a população do mapa conceptual com os conteúdos recolhidos da Internet; exploração do repositório a partir do mapa conceptual. Em conclusão, iremos demonstrar que já é possível criar um ambiente com estas características utilizando vários componentes e tecnologias existentes mas, também, que é necessário fazer algum trabalho de integração e normalização.Downloads
Publicado
2011-12-15
Edição
Secção
Comunicações