Criação e aplicação de um modelo baseado em Topic Maps à Documentação Educativa

Autores

  • M. Jesús Colmenero Departamento de Biblioteconomía y Documentación - Universidad Carlos III de Madrid
  • Miguel Ángel Marzal Departamento de Biblioteconomía y Documentación - Universidad Carlos III de Madrid
  • José Carlos Ramalho Departamento de Informática da Universidade do Minho & KEEP SOLUTIONS LDA

Resumo

As políticas da União Europeia para a sociedade da informação estão a promover um modelo educativo baseado na aquisição de competências e na aprendizagem ao longo da vida. A eficácia da aprendizagem neste modelo educativo assenta numa educação digital, na qual os recursos digitais estruturam, organizam e representam o seu conteúdo de acordo com as suas potencialidades educativas. Descrevem-se os passos prosseguidos na aplicação da norma ISO/IEC 13250:2000 Topic Maps como escolha para a organização e representação do conhecimento de uso educativo, adaptando a recuperação deste tipo de informação a um modelo de aprendizagem centrado no educando, tal como as actuais políticas europeias promovem. Numa primeira parte apresenta-se a análise realizada sobre as várias metodologias para a representação do conhecimento: thesaurus, mapas conceptuais e ontologias. Discutem-se as características que levaram à selecção dos Topic Maps como a metodologia a ser utilizada neste projecto. Numa segunda parte, apresenta-se a norma ISO/IEC 13250:2000 Topic Maps e discute-se de que forma nos irá auxiliar a criar um ambiente de aprendizagem centrado no educando e utilizando os recursos educativos (objectos de ensino, artigos, monografias, teses, etc) disponíveis na Web. Por fim, numa terceira parte, apresenta-se uma arquitectura funcional capaz de suportar a metodologia seleccionada e o cenário de aplicação: especificação de mapas conceptuais orientados a programas educativos dinâmicos e que reagem às interacções dos educandos; agregação de conteúdos disponíveis na Web com o objectivo de criar um repositório de objectos de ensino (utilização do protocolo OAI-PMH); definição de estratégias para a população do mapa conceptual com os conteúdos recolhidos da Internet; exploração do repositório a partir do mapa conceptual. Em conclusão, iremos demonstrar que já é possível criar um ambiente com estas características utilizando vários componentes e tecnologias existentes mas, também, que é necessário fazer algum trabalho de integração e normalização.

Biografia Autor

José Carlos Ramalho, Departamento de Informática da Universidade do Minho & KEEP SOLUTIONS LDA

Doutorado pela Universidade do Minho em Tecnologia da Programação. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática. Nos anos oitenta trabalhou para várias empresas e instituições como formador, técnico de redes e programador. No início dos anos 90 trabalhou como freelancer no desenvolvimento de várias soluções de software. É professor universitário desde 1991 na área da programação e desenvolvimento de software. Durante este percurso esteve associado à génese de várias empresas. Em 2008, juntamente com dois alunos de pós-graduação pertencentes à sua equipe de investigação criou a KEEP SOLUTIONS LDA. Do seu currículum constam ainda inúmeras publicações científicas e pedagógicas englobando livros, artigos científicos, artigos na imprensa, textos pedagógicos, etc.Doutorado pela Universidade do Minho em Tecnologia da Programação. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática. Nos anos oitenta trabalhou para várias empresas e instituições como formador, técnico de redes e programador. No início dos anos 90 trabalhou como freelancer no desenvolvimento de várias soluções de software. É professor universitário desde 1991 na área da programação e desenvolvimento de software. Durante este percurso esteve associado à génese de várias empresas. Em 2008, juntamente com dois alunos de pós-graduação pertencentes à sua equipe de investigação criou a KEEP SOLUTIONS LDA. Do seu currículum constam ainda inúmeras publicações científicas e pedagógicas englobando livros, artigos científicos, artigos na imprensa, textos pedagógicos, etc.

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Publicado

2011-12-15