Olhar a animação, visando serviços educativos para as literacias e competências de informação

Autores

  • Vera Maria Silva Biblioteca Municipal do Seixal
  • Susana Ramalho Filipe Biblioteca Municipal do Seixal

Resumo

Esta comunicação reflecte e partilha informação e experiências em torno de actividades educativas e da sua contribuição activa para as leituras e literacias. Fundamenta-se em exemplos práticos de projectos recentes: Direitos por Direito? um projecto para a promoção das leituras e da cidadania e VER e OLHAR: um percurso para uma literacia do olhar. Estes projectos alicerçam-se em lógicas de Serviço Educativo, como infra-estrutura e actividade a consolidar-se nas bibliotecas, afirmando a transição para politicas que, efectivamente permitam resultados superiores na criação e uso de ideias e de informação, visando o crescimento integral pessoal e colectivo.

Biografia Autor

Vera Maria Silva, Biblioteca Municipal do Seixal

Técnica Superior Assessora Principal na Biblioteca Municipal do Seixal, foi desde 1981 responsável pela criação deste equipamento de leitura pública, respectivos Pólos e Pontos de Acesso, tendo entre 1988 e 2011 exercido as funções de Chefe da Divisão de Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico.
É licenciada em História (1981) e pós-graduada em Ciências Documentais (1985) pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (1985,) e em Gestão de Artes (Instituto Nacional de Administração, 1989). Possui o Curso Serviços Educativos na Cultura (Fundação Calouste Gulbenkian, 2006) e o Curso Bibliotecas para Jovens (Fundação Bertelsmann, 2009). Para além de outras formações sobre temáticas profissionais, fez os cursos de “Introdução à Arte Moderna” (1979); “Teorias do texto” (1981); “Introdução à Museologia” (1982); “Animação de Ludotecas” (1992). Participou em diversos congressos e encontros científicos e profissionais.  
No seu percurso profissional foi responsável pela planificação, implementação e gestão dos equipamentos de Leitura Pública da Câmara Municipal do Seixal. Planeou o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (que com a Ludoteca, Bebéteca, Espaço Intercultural e Serviço de Auto-Utilização de TICs, foram recursos pioneiros nas bibliotecas públicas portuguesas). Organizou e coordenou vários programas formativos, informativos, de animação e divulgação cultural e educativa. Concebeu e implementou diversos projectos de continuidade (“Estação do Livro”, “Em Rede” e, em co-autoria, “Passa a Palavra”). No âmbito da promoção da leitura e das literacias (informática, da cidadania, mediática, visual, histórica) criou projectos como “Seixal Qu@lifica”, “Direitos por Direito?”, “Lupublicidade”, “Ver e Olhar”, “Origem e Princípio”. No campo da intervenção social da Biblioteca na comunidade, os projectos “BiblioDOMUS” e “DAR de VOLTA”. Este, um projecto no âmbito do empreendedorismo social, área em que, actualmente, focaliza o seu interesse.  
Em termos associativos, participou na fundação da Associação Portuguesa de Gestão das Artes (1989) e da Liberpólis (1995). É, desde a sua fundação em 1984, membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas da AMRS ─ Associação de Municípios da Região de Setúbal. Foi monitora de diversos cursos organizados pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, e de várias acções de formação para professores e técnicos na área da biblioteconomia e da promoção da leitura. Concebeu várias exposições, é autora e co-autora de diversas publicações e comunicações científicas no âmbito de Congressos e Encontros; de recensões, apresentações e prefácios de livros; de artigos sobre leitura pública, edição de catálogos e outras publicações editadas pelo IPLB, Câmara Municipal do Seixal, AMRS e em diversas revistas

Downloads

Publicado

2009-04-09