Estratégias de valorização social do papel das bibliotecas públicas europeias na Aprendizagem ao Longo da Vida

Autores

  • Leonor Gaspar Pinto Bibliotecas Municipais de Lisboa; Universidad de Alcalá

Resumo

Esta comunicação pretende discutir as principais estratégias de valorização social do papel das bibliotecas públicas europeias na Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) à luz das dinâmicas e resultados gerados pelo Projecto ENTITLE. Nesse sentido, após a breve apresentação deste projecto comunitário, são analisadas cinco áreas-chave de intervenção: Estratégias, políticas e defesa das bibliotecas públicas e da ALV, Ambiente de aprendizagem, Recursos, Avaliação dos impactos das bibliotecas públicas na aprendizagem e Identificação e disseminação de boas práticas.
A propósito da primeira área de intervenção estratégica são apresentadas as principais recomendações dirigidas às entidades financiadoras e gestoras, bem como aos gestores e defensores das bibliotecas públicas.
No quadro da segunda área de intervenção, são discutidas algumas das características essenciais à criação de ambientes de aprendizagem adequados ao conceito de biblioteca pública como “Núcleo Local de Aprendizagem”.
A existência de recursos financeiros e humanos adequados à promoção de incitativas de ALV e, sobretudo, a disponibilização de um conjunto mais complexo de competências nas equipas, são aspectos analisados ao nível da terceira área de intervenção estratégica proposta.
A defesa do papel das bibliotecas públicas no território da ALV deve encontrar um forte apoio na gestão de evidências, nomeadamente na utilização de uma metodologia para avaliação dos efeitos/impactos destas organizações na aprendizagem. Correspondendo esta à quarta área de intervenção estratégica, é apresentada e discutida a metodologia que suporta a aplicação do modelo GLO (EGA).
A última área de intervenção estratégica relaciona-se com a identificação e disseminação de boas práticas ao nível da intervenção das bibliotecas públicas no campo da ALV, permitindo a apresentação de um conjunto seleccionado de exemplos para cada uma das áreas de intervenção anteriormente analisadas.
Por fim, são apresentadas algumas hipóteses de intervenção que podem permitir potenciar à escala nacional os resultados do Projecto ENTITLE.

Biografia Autor

Leonor Gaspar Pinto, Bibliotecas Municipais de Lisboa; Universidad de Alcalá

Bibliotecária e investigadora. MSc Information Management (University of Sheffield). Doutoramento em Documentacão (Universidad de Alcalá).
Técnica superior da Câmara Municipal de Lisboa. Assistente convidada no Mestrado em Ciência da Informação e Documentação da Universidade Nova de Lisboa.

Downloads

Publicado

2010-04-09