Bibliotecas e WEB 2.0: as boas práticas e os desafios

Autores

  • Pedro Príncipe Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • Carlos Pinheiro Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Padre Alberto Neto
  • Eloy Rodrigues Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • Luísa Alvim Casa de Camilo-Museu. Centro de Estudos
  • Miguel Mimoso Correia Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa

Resumo

Bibliotecas e WEB 2.0: as boas práticas e os desafios

Biografias Autor

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Colaborador dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, no gabinete de Projetos Open Access, com responsabilidade sobre os projetos OpenAIRE e OpenAIREplus, depois de 10 anos na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. Integra atualmente o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Luísa Alvim, Casa de Camilo-Museu. Centro de Estudos

Luísa Alvim, mãe de 3 filhos, sonhadora do impossível, autora dos blogues Viva Biblioteca Viva e Camilo 2.0. Licenciada em Filosofia (1985) e pós-graduada em Ciências Documentais (1992), e Mestre em Ciência da Informação (2011). Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação), na Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, desde 1995. Atualmente trabalha na Casa de Camilo - Museu. Centro de Estudos. Trabalhou, anteriormente, na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão, no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) com obras impressas do séc. XV a XVII; e na Câmara do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico. Foi vogal de formação no Conselho Directivo Regional Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, no triénio 2007-2010, continuando atualmente no seu corpo diretivo. Foi docente, desde 2001 a 2008 na Universidade Portucalense, na Pós-graduação Ciências Documentais. Publicou artigos em revistas da especialidade ou em livros de coordenação diversa. É doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Évora.

Página pessoal http://luisaalvim.wordpress.com/
Blogue Viva Biblioteca Viva http://vivabibliotecaviva.blogspot.com/
Blogue Camilo 2.0 http://camilo20.wordpress.com/
Delicious http://del.icio.us/alvimluisa
Twitter http://twitter.com/luisa_alvim
Facebook http://www.facebook.com/luisa.alvim

Downloads

Publicado

2010-04-09