Qualidade e avaliação curricular em biblioteconomia: perspectivas de docentes, egressos e empregadores

Autores

  • Vera Beraquet Pontifícia Universidade Católica de Campinas [Brasil]
  • Renata Ciol Pontifícia Universidade Católica de Campinas [Brasil]
  • Regina Celia Stefani Pontifícia Universidade Católica de Campinas [Brasil]
  • Maria Lygia Cardoso Kopke Santos Pontifícia Universidade Católica de Campinas [Brasil]
  • Maria José Ribeiro dos Santos Guimarães Pontifícia Universidade Católica de Campinas [Brasil]

Resumo

Recentes mudanças na legislação do ensino superior no Brasil, bern como as transformações que vem ocorrendo neste final de século no país e no mundo, trazem novas desafios as instituições formadoras de profissionais, dentre os quais a necessidade urgente de melhor sintonia com o meio de atuação (mercado de trabalho) de seus egressos. Esta pesquisa teve como objetivos: a) identificar qual tern sido o desempenho do Curso de Graduação em Biblioteconomia da PUC-Campinas; b) verificar se existe congruência  entre a formação profissional proporcionada pela FABI/PUCCAMP e a prática de seus egressos; c) conhecer  a avaliação que os docentes fazem de seu próprio trabalho e d) identificar as principais expectativas das organizações empregadoras quanta ao perfil e atuação do profissional da informação. Os dados necessários à pesquisa foram coletados por meio de questionários (questões abertas e fechadas) junto aos egressos de 1991 a 1995, junto aos atuais docentes da área específica e por meio de entrevistas estruturadas junto aos empregadores em diversos tipos de instituição. Espera-se que os resultados desta pesquisa venham a contribuir para o avanço na avaliação qualitativa das características e tendências da relação Ensino-Formação profissional-Mercado de trabalho na área de Biblioteconomia e Ciência da lnformação.

Downloads

Publicado

1998-05-06