Informação de patentes: novas técnicas, novos suportes

Autores

  • Maria Luísa Araújo Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Resumo

A politica europeia de informação de patentes visa ultrapassar as barreiras impostas à sua disseminação e utilizaçao através da redução de custos e da melhoria da acessibilidade a essa informação.
o programa do Instituto Europeu de Patentes, desenvolvido em cooperação com os Institutos de Patentes dos Estados membros da Convenção de Munique, lançou vários projectos como base de implementação dessa politica. Os projectos EPOQUE, BACON e ESPACE estão a ser lançados em Portugal pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Recorrendo ao desenvolvimento de software para gestão de bases de dadas, criação de novas bases de dados e utilização de novos suportes para a informação através da criação de ficheiros de imagens electrónicas e publicação dessa informação em CD-ROM, os Institutos de patentes ficam dotados de meios e equipamentos que lhes permitem proporcionar serviços de informação de patentes rápidos e a preços reduzidos baseados na mais vasta fonte de documentação científica e técnica jamais publicada em qualquer outro tipo de documento.

Downloads

Publicado

1992-03-04

Edição

Secção

Comunicação: 2. Novas Tecnologias / Novos Suportes