Sistemas de Informação Pretéritos: o caso da Mesa da Consciência e Ordens

Autores

  • Nelson Vaquinhas Arquivo Municipal de Loulé

Palavras-chave:

sistemas de informação, gestão de informação, arquivo, Mesa da Consciência e Ordens, Ordens Militares

Resumo

O objectivo desta comunicação é apresentar um projecto que visa reconstruir um sistema de informação do século XVIII, em torno de uma das instituições da administração central do período Moderno menos conhecida: a Mesa da Consciência e Ordens.
Esta instituição será analisada ao nível do seu sistema de informação, como uma organização, com os seus subsistemas internos e que estabelece igualmente relações com outros sistemas. Esta cooperação institucional assentava em afinidades de actuação e na partilha, entre si, do capital informacional de que se sustentavam as organizações da administração central. As actividades dependiam das trocas de informação no âmbito dos seus processos administrativos, ou seja, das suas relações sistémicas.

Biografia Autor

Nelson Vaquinhas, Arquivo Municipal de Loulé

Técnico Superior no Arquivo Municipal de Loulé. Licenciado em História, com a pós-graduação em Ciências Documentais (vertente Arquivo). Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação. É, actualmente, doutorando no curso de Ciências da Informação e Documentação, ministrado pela Universidade de Évora, tendo-lhe sido concedida Bolsa Individual para Doutoramento, pela FCT. Autor do livro Da Comunicação ao Sistema de Informação: o Santo Ofício e o Algarve (1700-1750).

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 1. Gestão de sistemas e redes informação