Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico

Autores

  • Tatiana Sanches Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Luiza Baptista Melo Faculdade de Medicina Dentária, Universidade de Lisboa; Universidade de Évora - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2841

Palavras-chave:

Bibliotecas de Ensino Superior, Serviços online, Serviços à distância

Resumo

No momento de pandemia trazido pela Covid em 2020, as bibliotecas do ensino superior promoveram esforços para chegar aos seus leitores em confinamento, demonstrando uma adaptabilidade dos seus serviços, produtos e staff. Atualmente, após essas intensas alterações, importa perceber que mudanças permaneceram na oferta de recursos para a aprendizagem à distância. Será que as bibliotecas aproveitaram as lições do Covid para se transformar e se readaptar? Este artigo analisa o apoio ao ensino e aprendizagem à distância que as bibliotecas do ensino superior em Portugal continuam a prestar, independentemente do modelo de ensino oferecido pelas suas instituições. O estudo é baseado num inquérito por questionário lançado às mesmas, cujas questões se orientam pelas recomendações da ACRL para Serviços de Biblioteca no Ensino à Distância.

Biografias Autor

Tatiana Sanches, Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses, possui Pós-graduação em Ciências Documentais. Mestre em Educação e Leitura, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Doutora em Educação, pela Universidade de Lisboa. Colaboradora na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação.Colaboradora no Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação (PECD), na linha de investigação: Literacia da informação em contexto universitário. Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário.

Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Exerce funções na área das bibliotecas públicas desde 1993 (primeiro como técnica profissional e depois como bibliotecária) e nas bibliotecas universitárias desde 2007.

Luiza Baptista Melo, Faculdade de Medicina Dentária, Universidade de Lisboa; Universidade de Évora - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades

Doutora em Ciências da Informação e Documentação (UE), Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação (UE), Curso de Especialização em Ciências Documentais (UP), licenciada em Química (UL), associada da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, fez parte da Comissão Permanente do Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior (biénio 2004-2005) e foi Vogal de Formação da Direção Regional Norte (triénio 2005-2007). É membro da EIA – European Information Association e da IFLA - International Federation of Library Associations and Institutions. Desde 1988, exerce funções em bibliotecas universitárias: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Universidade Lusíada do Porto; e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Em 1995, elaborou o projeto de criação do Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade Lusíada do Porto, integrado na Rede de Informação da União Europeia sob coordenação da Comissão. Desde 2000, desenvolve investigação nas áreas de Estatística e Avaliação da Qualidade, do Desempenho e do Impacto de Bibliotecas e Serviços de Informação, sendo autora de vários artigos em publicações nacionais e internacionais. Foi bolseira da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia de 2008-2011.

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Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Comunicação: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços