Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2841Palavras-chave:
Bibliotecas de Ensino Superior, Serviços online, Serviços à distânciaResumo
No momento de pandemia trazido pela Covid em 2020, as bibliotecas do ensino superior promoveram esforços para chegar aos seus leitores em confinamento, demonstrando uma adaptabilidade dos seus serviços, produtos e staff. Atualmente, após essas intensas alterações, importa perceber que mudanças permaneceram na oferta de recursos para a aprendizagem à distância. Será que as bibliotecas aproveitaram as lições do Covid para se transformar e se readaptar? Este artigo analisa o apoio ao ensino e aprendizagem à distância que as bibliotecas do ensino superior em Portugal continuam a prestar, independentemente do modelo de ensino oferecido pelas suas instituições. O estudo é baseado num inquérito por questionário lançado às mesmas, cujas questões se orientam pelas recomendações da ACRL para Serviços de Biblioteca no Ensino à Distância.