Biblioteca Patrimonial da Fortaleza de São Julião da Barra

Acesso em equidade, investigação, divulgação e preservação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2842

Resumo

A Biblioteca da Fortaleza de São Julião da Barra, é uma biblioteca patrimonial, do Ministério da Defesa, fundada em 1951, a par da reclassificação da fortaleza como residência oficial e local de receção de visitantes ilustres. O acervo, localizado num edifício de estado, proporcionou a divulgação do património literário e histórico, de acordo com o ideário político do Estado Novo, privilegiando a exaltação nacionalista da história e literatura portuguesas, reunindo também obras de interesse filosófico, artístico e militar. As coleções conservam exemplares do séc. XVIII e XIX e do séc. XX e livro antigo, destacando-se o “Lyvro de Plantaforma das Fortalezas da Índia” (Séc. XVII).

Entendendo como função das Bibliotecas Patrimoniais, a preservação dos bens bibliográficos de valor cultural e institucional, mas também a sua divulgação junto dos investigadores e cidadãos de modo equitativo e inclusivo, a Biblioteca de São Julião da Barra, pretende ser uma biblioteca dinâmica, estimulando novas comunidades de investigação e a participação cidadã, tendo como eixos estratégicos: o acesso à investigação; a preservação; a divulgação. Como linhas de atuação: i) Preservação das coleções, II) dinamização do catálogo na rede; iii) criação da biblioteca digital; iv) elaboração de folhetos e informações; v) visitas enquadradas no espaço museológico.

Biografia Autor

Paula Sousa Saraiva, Defesa Nacional - Secretaria Geral

Paula Sousa Saraiva é  Coordenadora Principal do Centro de Gestão de Informação e do Conhecimento do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e membro do Centro de Investigação do Instituto de Higiene e Medicina Tropical GHTM – Global Health & Tropical Medicine.Doutorada em Ciências da Informação e da Documentação e Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação, pela Universidade de Évora  é também licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem assumido funções dirigentes em diversos organismos em comissão de serviço desde 2008. Autora de diversas comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais é Submission Advisor da EAHIL - European Association for Health  Information and Libraries para o Workshop 2019 de Basileia. Integra o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BAD e o Grupo de Trabalho dos Museus de Ciência e da Saúde.

 

 

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Póster: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços