O Papel do bibliotecário do ensino superior no e-learning durante a pandemia COVID-19

Autores

  • Maria de Lurdes de Jesus Tavares Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão
  • Jorge Revez Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2852

Palavras-chave:

e-learning, Bibliotecários do Ensino Superior, Bibliotecas do Ensino Superior, COVID-19, Portugal

Resumo

A pandemia COVID-19 foi responsável por muitas mudanças nos processos de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior. Devido ao encerramento de todas as atividades educativas, as bibliotecas do ensino superior tiveram de transferir e mobilizar os seus serviços presenciais para o ambiente online. O objetivo geral deste trabalho é compreender o papel dos bibliotecários do ensino superior português na utilização do e-learning durante a pandemia COVID-19. Os objetivos específicos são: descrever as experiências de e-learning que os bibliotecários tinham antes e durante a pandemia, identificar as oportunidades e os desafios que foram trazidos pela COVID-19, analisar o interesse e a atitude dos bibliotecários em relação ao e-learning e sugerir recomendações de apoio ao e-learning. Os participantes da pesquisa são bibliotecários (n=20) de 20 instituições portuguesas de ensino superior universitário e politécnico, uma instituição por cada distrito e por cada região autónoma. Os bibliotecários tiveram de repensar as suas práticas e as formas de ensino, o que exigiu que fossem mais criativos no seu modo de ensinar. Os inquiridos reportaram que a pandemia impulsionou o desenvolvimento de programas de formação online, tirando partido dos serviços e dos recursos já disponíveis no período pré-pandemia. Conclui-se que a pandemia acelerou a implementação de sistemas de apoio ao e-learning nas bibliotecas do ensino superior. Contudo, para que os bibliotecários possam utilizar estas ferramentas no ensino online, necessitam de formação sobre como utilizá-las eficazmente. A colaboração entre o bibliotecário e o pessoal académico é fundamental para o sucesso do ensino, para uma melhor aprendizagem e para desenvolver serviços que satisfaçam as exigências de ensino da comunidade académica. Para tal, é fundamental tornar presente a biblioteca nas plataformas de aprendizagem do campus e construir alianças com os agentes ou intervenientes envolvidos no e-learning.

Biografia Autor

Jorge Revez, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

Jorge Revez é Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
(FLUL). É docente do Mestrado em Ciências da Documentação e Informação (FLUL)
desde 2007. Doutorado em Ciência da Informação (Faculdade de Letras da
Universidade de Coimbra), Mestre em História Contemporânea (FLUL), Curso de
Especialização em Ciências Documentais, Biblioteca e Documentação (FLUL) e
Licenciado em História (FLUL). É investigador integrado do Centro de Estudos Clássicos
da Universidade de Lisboa e colaborador no CEIS20 (Univ. Coimbra) e no UCP-CEHR
(Univ. Católica). Os seus interesses de investigação são a organização da informação,
as bibliotecas especializadas e do ensino superior, a investigação científica e o
comportamento informacional. É membro da International Society for Knowledge
Organization (ISKO) e da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
(SOPCOM). É membro da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas,
Profissionais da Informação e Documentação e pertence aos seus Órgãos Sociais desde
2017. Trabalhou como bibliotecário em bibliotecas do ensino superior e em bibliotecas
especializadas entre 2003 e 2017. Foi Analista de Informação Criminal entre 2018 e
2020.

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Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Comunicação: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços