O Papel do bibliotecário do ensino superior no e-learning durante a pandemia COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2852Palavras-chave:
e-learning, Bibliotecários do Ensino Superior, Bibliotecas do Ensino Superior, COVID-19, PortugalResumo
A pandemia COVID-19 foi responsável por muitas mudanças nos processos de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior. Devido ao encerramento de todas as atividades educativas, as bibliotecas do ensino superior tiveram de transferir e mobilizar os seus serviços presenciais para o ambiente online. O objetivo geral deste trabalho é compreender o papel dos bibliotecários do ensino superior português na utilização do e-learning durante a pandemia COVID-19. Os objetivos específicos são: descrever as experiências de e-learning que os bibliotecários tinham antes e durante a pandemia, identificar as oportunidades e os desafios que foram trazidos pela COVID-19, analisar o interesse e a atitude dos bibliotecários em relação ao e-learning e sugerir recomendações de apoio ao e-learning. Os participantes da pesquisa são bibliotecários (n=20) de 20 instituições portuguesas de ensino superior universitário e politécnico, uma instituição por cada distrito e por cada região autónoma. Os bibliotecários tiveram de repensar as suas práticas e as formas de ensino, o que exigiu que fossem mais criativos no seu modo de ensinar. Os inquiridos reportaram que a pandemia impulsionou o desenvolvimento de programas de formação online, tirando partido dos serviços e dos recursos já disponíveis no período pré-pandemia. Conclui-se que a pandemia acelerou a implementação de sistemas de apoio ao e-learning nas bibliotecas do ensino superior. Contudo, para que os bibliotecários possam utilizar estas ferramentas no ensino online, necessitam de formação sobre como utilizá-las eficazmente. A colaboração entre o bibliotecário e o pessoal académico é fundamental para o sucesso do ensino, para uma melhor aprendizagem e para desenvolver serviços que satisfaçam as exigências de ensino da comunidade académica. Para tal, é fundamental tornar presente a biblioteca nas plataformas de aprendizagem do campus e construir alianças com os agentes ou intervenientes envolvidos no e-learning.