Evidências e reflexões sobre utilização de recursos educacionais abertos em contexto de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2853

Palavras-chave:

Recursos educacionais abertos, Práticas educacionais abertas, Universidade Aberta, Repositório Aberto

Resumo

O estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid-19 se refletiu no aumento do interesse pela utilização de recursos educacionais abertos disponibilizados pela Universidade Aberta de Portugal. Para percecionar a existência de padrões de utilização, antes e depois do período pandémico, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do repositório institucional da Universidade Aberta, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade Recursos Educacionais Abertos.  O trabalho apresenta ainda uma reflexão acerca da contribuição desses recursos para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica. A análise dos dados estatísticos descritos de modo comparado permite-nos evidenciar a relevância que o Repositório assume para aumentar a visibilidade das coleções e o seu impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional.

 

Biografias Autor

Madalena Carvalho, Universidade Aberta

Bibliotecária

Diretora

Direção de Serviços de Documentação da Universidade Aberta

Glória Bastos, Universidade Aberta

Professora auxiliar de nomeação definitiva no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta 

 

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Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Apresentações 24x7: 2. Capacitação e protagonismo numa sociedade aberta e susten