Evidências e reflexões sobre utilização de recursos educacionais abertos em contexto de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2853Palavras-chave:
Recursos educacionais abertos, Práticas educacionais abertas, Universidade Aberta, Repositório AbertoResumo
O estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid-19 se refletiu no aumento do interesse pela utilização de recursos educacionais abertos disponibilizados pela Universidade Aberta de Portugal. Para percecionar a existência de padrões de utilização, antes e depois do período pandémico, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do repositório institucional da Universidade Aberta, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade Recursos Educacionais Abertos. O trabalho apresenta ainda uma reflexão acerca da contribuição desses recursos para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica. A análise dos dados estatísticos descritos de modo comparado permite-nos evidenciar a relevância que o Repositório assume para aumentar a visibilidade das coleções e o seu impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional.