Diz-me o que sabes sobre Ciência Aberta e já te ajudo
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2862Palavras-chave:
Bibliotecas do Ensino Superior, Ciência Aberta, Formação e desenvolvimento de competênciasResumo
A mudança cultural implicada no alcance da Ciência Aberta (CA) pode ser atingida por meio da sensibilização e da formação para o desenvolvimento de competências. Verifica-se a tendência de que as iniciativas neste sentido têm sido da responsabilidade das bibliotecas de ensino superior e de centros de investigação. Alinhada a este cenário e como forma de ajustar a oferta formativa às necessidades da sua comunidade de utilizadores, a Biblioteca da FCT NOVA está a realizar um estudo de prospeção da familiaridade e das necessidades de formação dos investigadores da faculdade quanto à CA. Será aplicado um questionário junto dos docentes, estudantes do 2º e 3º ciclo e investigadores de forma a recolher dados para identificar o grau de familiaridade dos mesmos sobre conceitos e práticas tradicionalmente relacionados com a CA, bem como sobre a adoção das referidas práticas. O questionário também investiga se os inquiridos já participaram em formações sobre CA, se têm interesse em participar em mais ações de formação e quais os tópicos que mais lhes interessam. Os dados recolhidos permitirão à equipa da Biblioteca delinear uma estratégia de ação e organizar serviços e oferta formativa de apoio no âmbito da CA.