Diz-me o que sabes sobre Ciência Aberta e já te ajudo

Autores

  • Elis Gabriela Copa dos Santos Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa
  • Patrícia Dias de Melo Divisão de Documentação e Cultura, Faculdade de Ciências e Tecnologia, FCT, Universidade Nova de Lisboa
  • Ana Alves Pereira bDivisão de Documentação e Cultura, Faculdade de Ciências e Tecnologia, FCT, Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2862

Palavras-chave:

Bibliotecas do Ensino Superior, Ciência Aberta, Formação e desenvolvimento de competências

Resumo

A mudança cultural implicada no alcance da Ciência Aberta (CA) pode ser atingida por meio da sensibilização e da formação para o desenvolvimento de competências. Verifica-se a tendência de que as iniciativas neste sentido têm sido da responsabilidade das bibliotecas de ensino superior e de centros de investigação. Alinhada a este cenário e como forma de ajustar a oferta formativa às necessidades da sua comunidade de utilizadores, a  Biblioteca da FCT NOVA está a realizar um estudo de prospeção da familiaridade e das  necessidades de formação dos investigadores da faculdade quanto à CA. Será aplicado um questionário junto dos docentes, estudantes do 2º e 3º ciclo e investigadores de forma a recolher dados para identificar o grau de familiaridade dos mesmos sobre conceitos e práticas tradicionalmente relacionados com a CA, bem como sobre a adoção das referidas práticas. O questionário também investiga se os inquiridos já participaram em formações sobre CA, se têm interesse em participar em mais ações de formação e quais os tópicos que mais lhes interessam. Os dados recolhidos permitirão à equipa da Biblioteca delinear uma estratégia de ação e organizar serviços e oferta formativa de apoio no âmbito da CA.

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Póster: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços