A banda desenhada na promoção da literacia visual nas bibliotecas públicas: estudo de caso

Autores

  • Joana Mendes Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • Dra. Teresa Costa Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2866

Palavras-chave:

Banda desenhada, Bedeteca, Literacia visual, Bibliotecas Municipais

Resumo

As bibliotecas desempenham um papel importante na educação, nomeadamente no desenvolvimento das literacias de informação. Atualmente, o desenvolvimento da literacia visual tem um papel relevante na educação das crianças, constantemente rodeadas de media visuais, sendo desde cedo expostas aos dispositivos eletrónicos e respetivas interfaces. Neste contexto, a banda desenhada surge como uma ferramenta para auxiliar o desenvolvimento da literacia visual, sendo o objetivo deste estudo averiguar a utilização da banda desenhada por parte das bibliotecas públicas no desenvolvimento da literacia visual nas crianças. De acordo com a literatura científica, registam-se benefícios através da utilização da banda desenhada no crescimento e educação das crianças. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, comparativo, e como técnica de recolha de dados o inquérito por entrevista. Selecionaram-se a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos e a respetiva Bedeteca (Amadora), a Biblioteca Municipal de Beja José Saramago e a Bedeteca de Beja. Concluiu-se que os equipamentos municipais estudados reconhecem a importância da literacia visual e algumas atividades nesse sentido, contudo de forma acessória aos principais objetivos das mesmas. Uma vez que existem as bedetecas, verificou-se que as atividades relacionadas com a banda desenhada ocorrem sobretudo nestes espaços, não existindo atividades planeadas para o desenvolvimento da literacia visual.

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Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Comunicação: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços