Impressoras 3D em Bibliotecas do Ensino Superior. “Are you talking to me?”

Autores

  • Ana Roxo Divisão de Documentação e Cultura, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa http://orcid.org/0000-0003-4513-3336
  • José Moura
  • Maria do Rosário Duarte
  • Ana Alves Pereira

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2869

Palavras-chave:

Impressão 3D, Bibliotecas Ensino Superior, Formação profissional, Fluência digital, Fabricação digital

Resumo

A Divisão de Documentação e Cultura da NOVA School of Science and Technology participou do projeto Erasmus+ 3D Printing Support Service for Innovative Citizens que visava identificar a existência de serviços de Impressão 3D nas Bibliotecas de Ensino Superior, o nível de sensibilização e as competências dos bibliotecários nesta área. No âmbito deste projeto, foram lançados dois questionários, um dirigido aos responsáveis das bibliotecas, outro aos funcionários. Os questionários tinham como objetivo fazer o estado da arte em relação à disponibilização deste tipo de equipamento, à perceção sobre a sua pertinência e ao nível de capacitação do staff. Apesar destes equipamentos e serviços serem cada vez mais comuns nas bibliotecas, os resultados do questionário revelaram que, em Portugal, estes serviços ainda não são de prática comum, sendo preciso sensibilizar e capacitar equipas. A impressão 3D é hoje reconhecida como uma ferramenta poderosa em STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). As bibliotecas tradicionalmente espaços de colaboração acessíveis a todos, têm estado na vanguarda da disponibilização de novas tecnologias. Este tipo de serviços é, por isso, essencial na resposta às novas necessidades e na capacitação e fluência digital das comunidades onde estão inseridas.

Biografia Autor

Ana Roxo, Divisão de Documentação e Cultura, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa

Coordenadora da Biblioteca da FCT NOVA

Licenciada em Estudos Portugueses e Franceses pela FLUL. Pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação (Biblioteconomia)

 

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Comunicação: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços