A cada formando, uma estratégia de formação? : A experiência dos serviços de formação da Biblioteca do Iscte na inclusão de estudantes guineenses

Autores

  • Ana Inácio

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2883

Palavras-chave:

Bibliotecas do ensino superior, Serviços de formação, Estratégias de inclusão, Estudantes de Países de Língua Oficial Portuguesa

Resumo

Na sequência de uma proposta de ação de formação sobre boas práticas na elaboração de trabalhos científicos, a Biblioteca do Iscte integrou uma parceria, gerida pelo Laboratório de Competências Transversais, para aplicar conteúdos de formação nessa mesma temática a estudantes estrangeiros. Percebeu, contudo, que os destinatários tinham especificidades que mereciam o desenvolvimento de um trabalho dirigido, dado tratar-se de um conjunto de estudantes oriundos da Guiné-Bissau, a frequentar o 2.º ciclo, com dificuldades de compreensão da língua portuguesa e herdeiros de um sistema de ensino desestruturado devido à Guerra. De forma a dar a melhor resposta às suas necessidades práticas na elaboração de trabalhos académicos, foi definido um plano de formação constituído por três módulos com o objetivo de responder às questões Como começar?, Como fazer? e Como apresentar? A formação foi dada em formato de oficina, ministrada por duas formadoras, tendo sido contruídos materiais de apoio que incluíram fichas de sistematização de conteúdos e exercícios práticos feitos em contexto de sala, com acompanhamento. A apresentação deste trabalho pretende expor as estratégias utilizadas como resultado da preocupação existente na inclusão destes estudantes e, sobretudo, refletir sobre as lições aprendidas, desmistificando, em simultâneo, alguns preconceitos.

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Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Apresentações 24x7: 2. Capacitação e protagonismo numa sociedade aberta e susten