Repositório Iscte: um sistema em melhoria contínua

Autores

  • Teresa Segurado Iscte - Instituto Universitário de Lisboa https://orcid.org/0000-0003-2966-6781
  • Vera Batalha Iscte - Instituto Universitário de Lisboa
  • Ricardo Reicadas Iscte - Instituto Universitário de Lisboa
  • Ana Inácio

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2886

Palavras-chave:

Repositório ISCTE, Desenvolvimento , Inovação, Melhoria Contínua, Qualidade dos metadados

Resumo

O Repositório do Iscte, o segundo repositório institucional a nível nacional, emergiu de uma dinâmica de inovação e mudança, com o intuito de se manter e desenvolver numa lógica de melhoria contínua, comum a todos os processos da Biblioteca.
Este short paper relata o processo de trabalho realizado nos últimos dois anos no sentido de dotar o Repositório do Iscte de substanciais melhorias ao nível da sua apresentação estética, conteúdo e funcionalidades de que o utilizador poderá usufruir e, simultaneamente, facilitar as operações de BackOffice por parte dos técnicos da Biblioteca.
Espera-se que o impacto – ainda não avaliado, por ser demasiado recente – resulte em benefícios consideráveis para este recurso, quer ao nível da qualidade dos metadados, quer de economia de tempo de trabalho necessário à execução das tarefas de curadoria e depósito dos documentos científicos. Estas alterações contribuirão, em última instância e de uma forma significativa, para aumentar quer a qualidade da informação quer a disseminação da produção científica do Iscte.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Apresentações 24x7: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços