As novas recomendações do Conselho da Europa/EBLIDA sobre Legislação e Política de Bibliotecas na Europa

Autores

  • Zélia Parreira Biblioteca Nacional de Portugal / Biblioteca Pública de Évora; CIDEHUS-UE (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) http://orcid.org/0000-0003-1398-6385

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2887

Palavras-chave:

EBLIDA, Legislação, Bibliotecas, Europa

Resumo

Vinte anos depois da elaboração, aprovação e publicação das Diretrizes sobre Legislação e Política de Bibliotecas na Europa do Conselho da Europa/EBLIDA, a EBLIDA formulou uma nova proposta de diretrizes, cuja aprovação pelo Conselho da Europa está a ser oficializada.

Durante estes vinte anos, a sociedade sofreu alterações inimagináveis na viragem do século, tornando as anteriores diretrizes desatualizadas e desajustadas.

As novas diretrizes refletem as preocupações atuais, e procuram ir de encontro às necessidades expressas pelos bibliotecários europeus nas sucessivas auscultações que a EBLIDA tem vindo a realizar.

Esta comunicação visa a apresentação comentada das novas diretrizes, ao mesmo tempo que pretende relançar, ou manter em discussão, a questão da formulação de uma lei de bibliotecas para Portugal.

Biografia Autor

Zélia Parreira, Biblioteca Nacional de Portugal / Biblioteca Pública de Évora; CIDEHUS-UE (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora)

Bibliotecária, professora e investigadora. Licenciada em História pela Universidade de Évora e pós–graduada em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa. Doutorada pela Universidade de Évora com a tese “A regulamentação legal das bibliotecas públicas em Portugal”.

É directora da Biblioteca Pública de Évora desde Janeiro de 2014. Foi bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal de Moura entre 1994 e 2013. É investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS/UE) e professora assistente convidada na mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Comunicação: 2. Capacitação e protagonismo numa sociedade aberta e sustentável