Emergências da pós-custodialidade para o acesso e o compartilhamento dos acervos de museus do feminino em ambientes dígito-virtuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2888

Palavras-chave:

museu do feminino, pós-custodialidade, acervos multiculturais, Design da Informação, Curadoria Digital

Resumo

Os acervos dos museus do feminino contemplam uma diversidade de temáticas que oportunizam diálogos sociais necessários para a sociedade contemporânea, principalmente se compartilhados em ambientes dígito-virtuais na Web. Assim, o objetivo geral deste estudo busca analisar as contribuições da Ciência da Informação, do Design da Informação e da Curadoria Digital para a organização, representação e apresentação de acervos de museus do feminino, com perspectivas para o seu acesso e compartilhamento, no contexto da pós-custodialidade. Para isso, foram utilizadas partes e fases do método do Design Thinking, a fim de contextualizar e explorar a temática e o objetivo. A interdisciplinaridade proposta para o planejamento de tais ambientes propicia a reflexão da emergência de articular conceitos, recursos e estratégias em benefício da horizontalização dialógica entre as comunidades de interesse e os museus. Simultaneamente, estimula contribuições de projetos conjuntos que una as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação para promover a multiculturalidade presente em cada acervo desses museus. Conclui-se que os profissionais da informação podem convergir suas capacidades técnicas com tal interdisciplinaridade para potencializar as dimensões da preservação da memória das mulheres, assim como buscar fundamentos para discussões de questões socioculturais na contemporaneidade.

Biografia Autor

Maria José Vicentini Jorente, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Livre docente e Professora Associada ao Departamento de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Apresentações 24x7: 1. Dinamização de organizações, projetos e redes