O papel cultural e educativo dos arquivos: reflexões a partir da realidade brasileira e portuguesa

Autores

  • Eliete Correia dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Ana Lúcia Terra Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2890

Palavras-chave:

Serviço educativo, Intervenção cultural, Difusão da informação - arquivos

Resumo

O papel e a intervenção nas áreas cultural e educativa por parte dos arquivos têm assumido uma importância crescente nestes serviços de informação, tanto do ponto de vista teórico como prático. Partindo desta premissa, fez-se um levantamento das ações culturais e educativas

O papel e a intervenção nas áreas cultural e educativa por parte dos arquivos têm assumido uma importância crescente nestes serviços de informação, tanto do ponto de vista teórico como prático. Partindo desta premissa, fez-se um levantamento das ações culturais e educativas publicitadas nos sítios web dos 26 arquivos estaduais, 1 do Distrito Federal do Brasil e dos 17 arquivos distritais de Portugal. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa interpretativista de seleção e coleta de dados de caráter quanti-qualitativo, exploratório e descritivo. Os dados recolhidos permitiram traçar um quadro quantitativo das atividades educativo-culturais realizadas (ou não) por entidades custodiadoras de acervos arquivísticos no Brasil e em Portugal. Foram também um contributo essencial pensar de modo mais global as ações educativas e culturais nos arquivos. Conclui-se que a importância do trabalho pedagógico nos arquivos envolve ações educativas, possibilitando o processo de interação entre os arquivos e as escolas voltado ao desenvolvimento de diferentes projetos culturais.

publicitadas nos sítios web dos 26 arquivos estaduais, 1 do Distrito Federal do Brasil e dos 17 arquivos distritais de Portugal. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa interpretativista de seleção e coleta de dados de caráter quanti-qualitativo, exploratório e descritivo. Os dados recolhidos permitiram traçar um quadro quantitativo das atividades educativo-culturais realizadas (ou não) por entidades custodiadoras de acervos arquivísticos no Brasil e em Portugal. Foram também um contributo essencial pensar de modo mais global as ações educativas e culturais nos arquivos. Conclui-se que a importância do trabalho pedagógico nos arquivos envolve ações educativas, possibilitando o processo de interação entre os arquivos e as escolas voltado ao desenvolvimento de diferentes projetos culturais.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Comunicação: 1. Dinamização de organizações, projetos e redes