O perfil académico e profissional dos responsáveis pelas Bibliotecas Públicas e Municipais em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2891Palavras-chave:
Formação académica, Bibliotecas públicas, PortugalResumo
A Rede Nacional das Bibliotecas Públicas reconhece desde sempre a importância da formação dos recursos humanos no que se refere à gestão e ao exercício de funções em bibliotecas, em sintonia com as orientações da IFLA/UNESCO de 2022 sobre a biblioteca pública e com a Declaração de Lyon de 2014, que traça uma reconfiguração da biblioteca pública modelada por anseios que exigem uma maior intervenção social, a consolidação das novas tecnologias e a oferta de novos serviços, próprios da biblioteca híbrida. Partindo da caracterização do perfil académico e profissional dos e das responsáveis (coordenadores, ou diretores de 1.º, 2.º ou 3.º grau) pelas bibliotecas municipais em Portugal, com a hipótese colocada, pretende-se demonstrar que os profissionais da informação exercendo funções de direção ou coordenação nas bibliotecas públicas são altamente qualificados e, em consequência, academicamente aptos para enfrentarem os desafios do futuro. Para a recolha e análise de dados empregou-se uma metodologia quantitativa, tendo sido aplicado um inquérito por questionário a uma amostra formada por 202 responsáveis por bibliotecas públicas, tendo os respondentes representado 73,9% do universo em estudo. Os resultados obtidos comprovam a hipótese apresentada, revelando um universo de profissionais dirigentes altamente qualificados e, capacitados, a nível académico, para responderem aos desafios exigidos pelo novo paradigma de biblioteca e às novas funções determinadas pelos ambientes digitais.