Perceções das competências requeridas a futuros bibliotecários: um estudo internacional

Autores

  • Tatiana Sanches Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Emily Chan Universidade de São José, Macau

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2899

Palavras-chave:

Bibliotecários, Formação de bibliotecários, Competências profissionais

Resumo

Os bibliotecários são profissionais que se devem manter constantemente atualizados, procurando ativamente o desenvolvimento das suas competências profissionais, pelas próprias características das funções que desempenham. Porém, é importante perceber o que pensam estes atores acerca da sua atual formação de base, concretamente se esta tem vindo a acompanhar as tendências de atualização. Assim, partindo de uma analise prévia ao conteúdo de diversos documentos orientadores, emanados de associações internacionais, no sentido de encontrar as competências preconizadas para a área de atuação, é realizado um questionário ao nível internacional a futuros profissionais (estudantes de pós-graduação) na área das ciências documentais. O principal objetivo é o de procurar entender quais habilidades e competências que são valorizadas para o futuro desempenho profissional. O questionário foi aplicado a grupos de alunos de pós-graduação em Portugal, Macau e República Checa, evidenciando-se as perspetivas comuns entre os inquiridos sobre as competências necessárias e aquelas que são recebidas na formação inicial, concluindo-se que existem ainda algumas assimetrias entre as necessidades da profissão e a formação recebida, nas perspetivas dos futuros profissionais, independentemente do território a que pertencem.

Biografias Autor

Tatiana Sanches, Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses, possui Pós-graduação em Ciências Documentais. Mestre em Educação e Leitura, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Doutora em Educação, pela Universidade de Lisboa. Colaboradora na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação.Colaboradora no Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação (PECD), na linha de investigação: Literacia da informação em contexto universitário. Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário.

Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Exerce funções na área das bibliotecas públicas desde 1993 (primeiro como técnica profissional e depois como bibliotecária) e nas bibliotecas universitárias desde 2007.

Emily Chan, Universidade de São José, Macau

Head Librarian, researcher, Ph.D. Student

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Comunicação: 1. Dinamização de organizações, projetos e redes