Diagnóstico à literacia da informação de estudantes de ensino superior: um estudo de caso em Macau

Autores

  • Emily Chan Universidade de São José, Macau
  • Tatiana Sanches Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2901

Palavras-chave:

Literacia da informação, Ensino superior, Aprendizagem, Competências de informação, Estudantes

Resumo

O presente estudo faz parte de uma investigação mais alargada que pretende i) estudar, numa população estudantil de ensino superior, as suas necessidades e comportamento perante a informação e ii) desenvolver um programa de formação em literacia da informação, integrando este conhecimento e os contributos dos diversos intervenientes (estudantes, docentes, bibliotecários). Sabemos hoje que a integração da literacia da informação nas aprendizagens melhora o desempenho dos estudantes e que, por esse motivo, os bibliotecários académicos podem desempenhar um papel importante ao colaborarem no desenho e formação de programas nestas áreas. Esta comunicação apresenta a primeira fase deste estudo. Trata-se da aplicação de um inquérito por questionário a uma população de estudantes de graduação, no ensino superior, em Macau. Os resultados demonstram as perceções dos estudantes relativamente às suas necessidades de informação, bem como o uso dos recursos informativos preferidos na prossecução dos seus estudos. A formação destes estudantes na pesquisa, recuperação, análise e uso da informação parece ser essencial. A construção de programas de formação em literacia da informação deve ser concebida à medida, recorrendo-se a um diagnóstico próximo e efetivo. A par, é importante continuar a desenvolver ambientes físicos e virtuais que disponibilizem informação credível e que deem resposta às necessidades informacionais dos que os utilizam, apoiando a aprendizagem.

Biografias Autor

Emily Chan, Universidade de São José, Macau

Head Librarian, Researcher, Ph.D. Student

Tatiana Sanches, Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses, possui Pós-graduação em Ciências Documentais. Mestre em Educação e Leitura, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Doutora em Educação, pela Universidade de Lisboa. Colaboradora na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação.Colaboradora no Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação (PECD), na linha de investigação: Literacia da informação em contexto universitário. Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário.

Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Exerce funções na área das bibliotecas públicas desde 1993 (primeiro como técnica profissional e depois como bibliotecária) e nas bibliotecas universitárias desde 2007.

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Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Comunicação: 1. Dinamização de organizações, projetos e redes