A Gestão Documental na perspectiva do MoReq2010

Autores

  • Andreia Cunha da Silva
  • Rafael António Consultor

Palavras-chave:

gestão documental, MoReq2010, interoperabilidade, ciclo de vida dos documentos, arquitectura de serviços

Resumo

As preocupações actuais com a desmaterialização dos processos administrativos destacam com mais pertinência a importância de uma boa Gestão Documental. As organizações sem documentos não conseguem persistir por muito tempo.

Os autores, atentos a esta realidade, defendem a necessidade de uma outra perspectiva com novos ambientes digitais que permita assegurar a salvaguarda da prova do cumprimento das obrigações de cada organização e a garantia de acesso à informação por parte da sociedade, relativamente aos actos da Administração Pública.

O conceito de "Gestão Documental", que mereceu ao longo do tempo várias abordagens, pode agora aproveitar da perspectiva recente oriunda da publicação dos Requisitos Modelares para o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo, denominado Moreq2010, que constitui a versão mais atual do conjunto de publicações MoReq do DML Fórum.

Ao descrever os principais aspectos do MoReq2010 são destacados os impactos mais importantes na organização dos arquivos, em particular os que dizem respeito à organização e classificação, através do Serviço de Registo de Documentos, e à facilidade de migração entre diferentes plataformas, respeitando a conformidade explicitada no Serviço de Exportação.

Pretende-se, como principal conclusão, salientar a importância da adopção de uma nova arquitectura que implica o ajustamento dos atuais modelos de organização de arquivos para a perspectiva das novas plataformas digitais.

Biografias Autor

Andreia Cunha da Silva

Pós-Graduação em Ciências da Documentação e Informação, especialização em Arquivo (FLUL);
Licenciada em História - História da Arte (FLUL).
Desenvolvimento de trabalhos de aplicação da informática à descrição em arquivo, particularmente:
- utilização e descrição de fundos através do ICA-AtoM (“Internacional Council of Archives - Acess to Memory”), desenvolvido com o apoio do Conselho Internacional de Arquivos, sendo co-autora do Guia Prático - ICA-AtoM, no âmbito do lançamento do sítio do Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da CGTP - INtersindical (http://cad.cgtp.pt/ica/index.php/);
- estudo e elaboração de um manual sobre as características de um Sistema de Gestão de Arquivo Electrónico baseado na aplicação Moreq2010 - Requisitos Modulares para a Gestão de Arquivos Electrónicos, em colaboração com o Engº RafaelAntónio..

Rafael António, Consultor

Mestre em Ciências da Informação e Documentação (UL) e MBA com especialização em Gestão da Informação (UCP).
Docente universitário e Director de Sistemas de Informaçã.
Autor de várias publicações, sendo as mais recentes "Desafios profissionais da gestão documental" (Prémio Raúl Proença 2008) e "A gestão documental na perspectiva do MoReq2010".

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 1. Gestão de sistemas e redes informação