Advocacy, Promoção e Marketing da Biblioteca Escolar: apresentação de boas práticas dos concelhos de Almada e do Seixal
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2919Palavras-chave:
Advocacy, Marketing, Promoção, Bibliotecas EscolaresResumo
Ao longo das últimas décadas as questões relacionadas com a aplicação nas bibliotecas de conceitos relacionados com o marketing (advocacy, promoção, serviços, relações públicas) têm sido objeto de reflexão e entrado nas práticas das Bibliotecas Escolares no sentido de levar a uma tomada de consciência dos públicos que serve e dos decisores (políticos e outros) do valor do serviço que as bibliotecas prestam. Esta questão tem sido também objeto de interesse por parte das grandes associações internacionais de bibliotecas e/ou bibliotecários (IASL; IFLA, AAL, RBE). Neste estudo iremos apresentar, para além de uma sistematização e fundamentação teórica para as atuações o terreno, práticas intencionais e sustentadas de advocacy, promoção e marketing das Bibliotecas Escolares por parte das redes de Bibliotecas Escolares dos concelhos de Almada e do Seixal.