Pôr a ler dá trabalho
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2927Palavras-chave:
Bibliotecas Públicas, Autores, Promoção da Leitura, Leitores, Produção LiteráriaResumo
A Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO) tem vindo a afirmar-se como relevante promotora da leitura e literatura no contexto das Bibliotecas Públicas nacionais, considerando projetos como o Café com Letras, o Nós, Leitores, o Legados Saramaguianos e os grupos de leitores da RBMO, destinados a diferentes públicos e a ocorrerem em distintas localizações (inclusive em espaço virtual).
Acresce a promoção da produção literária que, tendo sido iniciada em 2021 com o projeto Palavras Para o Século XXI, se consolida em 2022 com a edição da obra Biblioteca: narrativas. 2023 verá surgir outros projetos como um de leitura comunitária (Um livro, uma comunidade), outro de encontro com autores de best-sellers nacionais (Todos os Livros) e um terceiro que se pretende constituir como uma das mais relevantes festas do livro em Portugal.
A literatura de transmissão oral encontra igualmente espaço e relevo na atividade da RBMO, através de atividades de continuidade que culminam no Festival Passa a Palavra.
O compromisso com a promoção da leitura, em Oeiras, é forte e perene.