Pôr a ler dá trabalho

Autores

  • Catarina Cruz
  • Gaspar Matos
  • Josefina Melo
  • Rute Moura

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2927

Palavras-chave:

Bibliotecas Públicas, Autores, Promoção da Leitura, Leitores, Produção Literária

Resumo

A Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO) tem vindo a afirmar-se como relevante promotora da leitura e literatura no contexto das Bibliotecas Públicas nacionais, considerando projetos como o Café com Letras, o Nós, Leitores, o Legados Saramaguianos e os grupos de leitores da RBMO, destinados a diferentes públicos e a ocorrerem em distintas localizações (inclusive em espaço virtual).

Acresce a promoção da produção literária que, tendo sido iniciada em 2021 com o projeto Palavras Para o Século XXI, se consolida em 2022 com a edição da obra Biblioteca: narrativas. 2023 verá surgir outros projetos como um de leitura comunitária (Um livro, uma comunidade), outro de encontro com autores de best-sellers nacionais (Todos os Livros) e um terceiro que se pretende constituir como uma das mais relevantes festas do livro em Portugal.

A literatura de transmissão oral encontra igualmente espaço e relevo na atividade da RBMO, através de atividades de continuidade que culminam no Festival Passa a Palavra.

O compromisso com a promoção da leitura, em Oeiras, é forte e perene.

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Póster: 1. Dinamização de organizações, projetos e redes