Arquivo Casa de Pindela: uma abordagem sistémica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2929

Palavras-chave:

Arquivo Casa de Pindela, Sistemas de Informação, Arquivo Municipal de Vila Nova de Famalicão, Arquivos de Família

Resumo

Este trabalho dá a conhecer a intervenção arquivística realizada sobre o Arquivo Casa de Pindela, que se encontra conservado no Arquivo Municipal de V.N. de Famalicão. Apresenta-se a Casa de Pindela, o contexto geográfico e histórico, e carateriza-se o seu Arquivo. Nos resultados e discussão, expõe-se o procedimento adotado, no Arquivo Municipal, perante o conjunto documental do Arquivo Casa de Pindela, desde a construção do quadro orgânico-funcional e a adaptação ao modelo sistémico. A construção de um Sistema de Informação para o Arquivo Casa de Pindela exigiu uma confluência de saberes arquivísticos e historiográficos que permitiram compreender não só a história da família como a história local de Vila Nova de Famalicão.

Biografia Autor

Luísa Alvim, CIDEHUS - Universidade de Évora. Arquivo Municipal Alberto Sampaio

Doutora em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora (2016) com a investigação intitulada A Missão Social da Biblioteca Pública: uma visão das bibliotecas públicas portuguesas a partir do Facebook. Mestre em Ciência da Informação (2011). Pós-graduada em Ciências Documentais (1992). Licenciada em Filosofia (1985). Investigadora do CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.

Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação) no Arquivo Municipal Alberto Sampaio, Município de V.N. Famalicão. Foi Chefe de Divisão da Cultura entre 1999 e 2006, funções diretivas na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão e funções técnicas na Casa de Camilo - Museu e Centro de Estudos.

Trabalhou anteriormente no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) e no Município do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico.

 

Foi docente na Pós-graduação Ciências Documentais, Universidade Portucalense, Porto e na ESEIG-IPP na licenciatura Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação. Tem artigos publicados em revistas da especialidade e em livros de coordenação diversa e artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Pertence à equipa de coordenação do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus – BAD. Exerce o cargo de vogal do sector de formação para o triénio 2017-2019 no Conselho Diretivo Regional Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Desempenhou nesta associação cargos diretivos na formação 2007-2010, secretária 2010-2013, vogal do Conselho Fiscal 2014-2016.

Email mluisa.alvim@gmail.comluisaalvim@uevora.pt

Facebook http://www.facebook.com/luisa.alvim 

Página pessoal http://luisaalvim.wordpress.com/

Linkedin https://www.linkedin.com/in/luisaalvim

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Apresentações 24x7: 1. Dinamização de organizações, projetos e redes