Agregação de Conteúdos para The European Library e EUROPEANA

Autores

  • Gilberto Pedrosa Insituto Superior Técnico / INESC-ID
  • João Edmundo Insituto Superior Técnico / INESC-ID
  • José Borbinha Instituto Superior Técnico - INESC-ID
  • Nuno Freire The European Library

Palavras-chave:

Interoperabilidade, Registos Bibliográficos, OAI-PMH, XML, “Data Providers”, “Service Providers”, Agregadores, TEL, Europeana

Resumo

Nesta comunicação descreve-se a plataforma REPOX, com destaque para as suas possibilidades para uso por qualquer entidade que, num cenário de interoperabilidade em bibliotecas ou repositórios digitais, pretendenda oferecer serviços de “data provider”, “service provider” ou agregador. A plataforma foi toda desenvolvida em linguagem JAVA, e é disponibilizada em código aberto (sendo por isso de uso livre). Está ainda desenhada e desenvolvida para poder funcionar em servidores Windows ou Linux. Descrevem-se ainda os cenários mais típicos de uso desta ferramenta, fornecendo-se detalhes relevantes para entidades potencialmente interessadas no seu uso. São descritas ainda, para referência, as formas de uso da ferramenta nas infraestruturas The European Library e Europeana, assim como noutras iniciativas como os projetos EuropeanaLocal e EuDML.

Biografias Autor

Gilberto Pedrosa, Insituto Superior Técnico / INESC-ID

Licenciado em Engenharia Informática e Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Iniciou a sua atividade profissional em 2003 na Biblioteca Nacional integrando a equipa de desenvolvimento do projeto “Biblioteca Nacional Digital". Em 2005 iniciou a participação em múltiplos projetos europeus na área de bibliotecas digitais (DIGMAP, TELPlus, EuropeanaConnect). Atualmente é investigador no INESC-ID e coordenador técnico nos projetos europeus eLibraries e EuDML

João Edmundo, Insituto Superior Técnico / INESC-ID

Mestre em  Engenharia Informática e Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Iniciou a sua actividade profissional em 2011 na área de Bibliotecas Digitais, mais concretamente na ferramenta REPOX, ao abrigo de uma bolsa de investigação para mestres inserida no projecto EuDML. As suas responsabilidades envolvem o desenvolvimento da parte web desta ferramenta, e da sua integração com outros sistemas.

José Borbinha, Instituto Superior Técnico - INESC-ID

José Borbinha é Professor do Departamento de Engenhaira Infomática do IST. É membro da Ordem dos Engenheiros e da BAD, assim como da ACM, IEEE e INCOSE.

Nuno Freire, The European Library

Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, área de informática, pelo Instituto Superior Técnico. É investigador sénior na The European Library, sendo o foco da sua carreira as bibliotecas digitais e catálogos bibliográficos, mais concretamente nas áreas de interoperabilidade, recuperação de informação, qualidade de dados, e extração de informação.

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 1. Gestão de sistemas e redes informação