Os trabalhos académicos em temas da Ciência da Informação em Portugal
2003-2021
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2933Palavras-chave:
Análise bibliométrica, Teses de doutoramento, Dissertações de Mestrado, Ciência da Informação, PortugalResumo
O presente trabalho apresenta uma análise sobre a investigação realizada, em Portugal, no âmbito dos trabalhos académicos aprovados nos cursos de 2º e 3º ciclos de estudos no ensino superior, entre os anos 2003 e 2021. Realizou-se um levantamento dos trabalhos graduados apresentados não só na área da Ciência da Informação, mas também em outras provenientes de cursos como Enfermagem, Engenharia, Arquitetura ou Ciências da Educação e que abordam temáticas como a promoção da leitura, a biblioterapia, a preservação digital ou os edifícios. Utilizaram-se métodos qualitativos e quantitativos para análise dos dados recuperados no total de 940 trabalhos oriundos de vinte e uma instituições de Ensino Superior nacionais, públicas e privadas. Fez-se uma análise do total das teses e dissertações defendidas, por ano e por instituição, curso, distribuição por classes temáticas e subclasses temáticas e os métodos de investigação utilizados. Dos trabalhos recuperados 93% são dissertações de mestrado e apenas 7% teses de doutoramento o que acontece, não só pelas características particulares de cada um dos ciclos de estudos, mas sobretudo pelo facto do número de instituições com oferta ao nível da formação do 3.º ciclo ser muito reduzida nesta área.