Diagnóstico e estratégias da Biblioteca da Universidade do Algarve na divulgação do Acesso Aberto à informação científica
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2937Palavras-chave:
Alunos, Diagnóstico, Divulgação, Estratégias, Universidade do Algarve, Acesso AbertoResumo
Pretende-se dar a conhecer a experiência da Biblioteca da Universidade do Algarve no diagnóstico sobre os conhecimentos da comunidade discente no que concerne ao Acesso Aberto e as estratégias de divulgação do Acesso Aberto à informação científica, implementadas e a melhorar, pela Biblioteca. Desde 2008, com a criação do repositório institucional Sapientia, as ações de apoio ao Acesso Aberto têm sido diversificadas. A Biblioteca contribui para disseminar uma visão geral sobre o valor do Acesso Aberto e da Ciência Aberta e para a sua implementação, apoia a publicação e o auto-arquivo em repositórios abertos, através do aconselhamento, consultoria e facilitação direcionados maioritariamente a docentes e investigadores. Todavia, as variadas ações de formação que têm como público alvo os alunos, também abordam esta temática. A Biblioteca pretendia apreender o grau de conhecimento e de uso, por parte da comunidade discente no que concerne ao Acesso Aberto. Definiu-se como meio de diagnóstico, o inquérito por questionário. Face aos resultados obtidos, foram definidas estratégias para melhorar a divulgação do Acesso Aberto junto deste setor da comunidade académica, com o objetivo de sensibilizar e impulsionar a utilização destes recursos científicos. Estas estratégias focam-se na formação e na comunicação.