Transformação digital 360 ̊: resposta das Bibliotecas da UCP aos desafios lançados pela sua comunidade académica
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2938Palavras-chave:
Bibliotecas do Ensino Superior, Ciência, Ensino, Plataformas digitais, Publicação cient´íficaResumo
Ao longo dos últimos anos as Bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa (UCP) têm desenvolvido um esforço conjunto para responder aos desafios colocados pelos membros da sua comunidade académica, objetivo alcançado, em grande medida, por via da criação de serviços e pela disponibilização de plataformas online, em estreito alinhamento com o projeto de transformação digital que se encontra em curso, transversal a toda a universidade. A informação apresentada estará organizada em três grandes grupos: um mais ligado ao ensino, no qual serão descritas as soluções tecnológicas selecionadas, não só para estruturar, apresentar e facilitar o acessos aos recursos de informação, mas também outras plataformas que visam a capacitação e autonomização dos utilizadores, na sua maioria estudantes dos diversos ciclos de estudo; um segundo, intimamente ligado à dimensão da investigação, englobando plataformas de publicação, disseminação e gestão de ciência; e por fim um terceiro, mais transversal, relacionado com a constante necessidade de elaboração de reporting, associado aos processos da qualidade e do apoio à tomada de decisão com base em evidência.