Rede das entidades arquivísticas de Vila Real

Autores

  • Carla Mónica Eiriz Município de Vila Real
  • Ricardo Mingorance Arquivo da Fundação Casa de Mateus, IHC-NOVA FCSH
  • Andrea Mariani Fundação Casa de Mateus; CITCEM-FLUP

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2940

Resumo

O presente artigo versa sobre a clarificação das vantagens, mas também dos desafios existentes para a criação da Rede das entidades arquivísticas, tendo como estudo de caso a criação da Rede das entidades arquivísticas de Vila Real. A ideia da criação da Rede surgiu em virtude da necessidade de identificar e promover os documentos que estas instituições preservam. A relevância deste conjunto documental baseia-se no facto de conter informações que são complementares para o conhecimento tanto do território quanto da sua difusão para o acesso ao público.

O arranque do trabalho teve como metodologia identificar e reunir as entidades arquivísticas do município para a partilha de informações e problemas. Este trabalho foi iniciado a partir do Seminário “Conversa entre Arquivos: o que é que o nosso Arquivo tem?”, que promoveu o conhecimento das entidades, instauração e estruturação de uma relação entre as diferentes realidades arquivísticas de Vila Real para a compreensão do universo dos acervos documentais.

Como resultados, a criação da Rede das entidades arquivísticas pretende colmatar os desafios atuais, como a digitalização, a ausência do espaço físico e digital, acesso e acessibilidade e os perigos no que diz respeito à conservação material e “imaterial”, mas também sensibilizar o público sobre um património comum.

Biografia Autor

Carla Mónica Eiriz, Município de Vila Real

Mestre em Ciências de Informação e Documentação, Técnica Superior no Município de Vila Real e Assistente convidada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego - IPV.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Comunicação: 1. Dinamização de organizações, projetos e redes