Comunicação organizacional: a Folha Interna dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Autores

  • Ana Bela Jesus Martins Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro
  • Graça da Conceição Filipe Gabriel Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, comunicação interna, comunicação externa, marketing organizacional, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (SBIDM)

Resumo

Este artigo aborda a importância do reforço da comunicação institucional interna e externa nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (SBIDM) apresentando a publicação Folha Interna. Será dado a conhecer a sua história, as estratégias usadas no seu planeamento e feita a avaliação da comunicação através da análise de indicadores do impacto a nível da comunicação interna (avaliação geral da participação, avaliação da interação e análise do inquérito aos funcionários dos SBIDM) e da comunicação externa (avaliação estatística de indicadores das plataformas Web ISSUU e Facebook).

Biografias Autor

Ana Bela Jesus Martins, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Ana Bela de Jesus Martins é desde 2007 diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Está ligada à Universidade de Aveiro (UA) desde a data da sua criação, tendo promovido a constituição da Mediateca da UA, uma biblioteca dedicada às Ciências da Educação, em 1985, que coordenou durante uma década. Neste período desenvolveu na UA a área da Indexação, tendo coordenado a edição do Thesaurus LINCE: Vocabulário Controlado na área da Educação.

De 1995 a 2007 dirigiu os Serviços de Relações Externas da Universidade de Aveiro, tendo lançado um conjunto de projetos que permitiram reforçar a imagem da Universidade de Aveiro a nível nacional e internacional.

Graça da Conceição Filipe Gabriel, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Graça da Conceição Filipe Gabriel (Santa Maria, 1975-), licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (variante português-inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1999), pós-graduada em Ciências Documentais (variante em bibliotecas e centros de documentação) pela Universidade Portucalense (2007) e Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Portucalense (2012). Trabalhou nos Serviços de Documentação da Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2001-2004) e na Biblioteca Alberto Saavedra do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (2005). Fez ainda um estágio na Main Library da The University of Sheffield (2003), trabalhou em regime de voluntariado na Biblioteca da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2004) e foi monitora no Projecto Internet nas Escolas (2005). Desde 2005 que desempenha funções nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (SBIDM). Tem artigos publicados sobre a área da comunicação em conferências nacionais e estrangeiras.

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 3. Abertura e integração organizacional