Estudo do impacto do projecto infoliteracia da RBMO nas competências de informação dos formandos

Autores

  • Nádia Raminhos Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

Literacia da informação, Bibliotecas Públicas, Avaliação de impacto, Literacia de informação 2.0, Aprendizagem ao longo da vida

Resumo

Na Sociedade da Informação e do Conhecimento a Biblioteca Pública deve afirmar-se enquanto espaço de Aprendizagem ao Longo da Vida e simultaneamente dar provas dos benefícios retirados pelos utilizadores ao tomarem contacto com os seus serviços/projectos. O presente trabalho tem, por isso, como objectivo proceder ao estudo do impacto do projecto Infoliteracia, implementado na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO), nas competências de literacia de informação dos formandos. Segue-se uma metodologia qualitativa que avalia o impacto através da avaliação das experiências dos formandos, isto é, através dos efeitos percepcionados (“perceived outcomes”) que, consequentemente, permitirá complementar a avaliação do projecto Infoliteracia, estruturada e aplicada pela RBMO. Serve este estudo para encontrar evidências do impacto das acções de formação no dia-a-dia dos formandos, isto é, nas suas competências de pesquisa, avaliação e utilização de informação para resolução de problemas ou necessidades de informação.

Biografia Autor

Nádia Raminhos, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

Nasce em Vila Viçosa em 1979 e faz todo o seu percurso escolar em Estremoz. Já uma apaixonada pela literatura e pelas línguas estrangeiras, em 1997 ingressa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde conclui a Licenciatura em Ramo de Formação Educacional em Línguas e Literaturas Modernas variante de Estudos Ingleses e Alemães.

Nestes anos em Lisboa cresceu o seu gosto pelos livros, pelo ensino e acima de tudo a sua crença de que as instituições públicas devem marcar a diferença no estímulo para todas as formas de arte desde a mais tenra idade. Descobre a promoção da leitura, desenvolve técnicas de ensino de línguas estrangeiras através de obras de arte, música e literatura e interessa-se pela biblioteconomia.

Em 2011 termina o Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. De 2009 a 2010 trabalha como Assistente Técnica de Biblioteca e Documentação na Câmara Municipal de Almada e em 2008 / 2009 faz Prática Profissional (cadeira integrada no Mestrado de Ciências da Informação e da Documentação) e Estágio Curricular na Câmara Municipal de Oeiras.

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 5. Valor social das bibliotecas e arquivos