Estudo do impacto do projecto infoliteracia da RBMO nas competências de informação dos formandos
Palavras-chave:
Literacia da informação, Bibliotecas Públicas, Avaliação de impacto, Literacia de informação 2.0, Aprendizagem ao longo da vidaResumo
Na Sociedade da Informação e do Conhecimento a Biblioteca Pública deve afirmar-se enquanto espaço de Aprendizagem ao Longo da Vida e simultaneamente dar provas dos benefícios retirados pelos utilizadores ao tomarem contacto com os seus serviços/projectos. O presente trabalho tem, por isso, como objectivo proceder ao estudo do impacto do projecto Infoliteracia, implementado na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO), nas competências de literacia de informação dos formandos. Segue-se uma metodologia qualitativa que avalia o impacto através da avaliação das experiências dos formandos, isto é, através dos efeitos percepcionados (“perceived outcomes”) que, consequentemente, permitirá complementar a avaliação do projecto Infoliteracia, estruturada e aplicada pela RBMO. Serve este estudo para encontrar evidências do impacto das acções de formação no dia-a-dia dos formandos, isto é, nas suas competências de pesquisa, avaliação e utilização de informação para resolução de problemas ou necessidades de informação.Downloads
Publicado
2012-10-18
Edição
Secção
Comunicação: 5. Valor social das bibliotecas e arquivos