Bibliotecas universitárias UNITA: formação conjunta de utilizadores para combater a desinformação
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2964Palavras-chave:
Bibliotecas do Ensino Superior, Universitas Montium – UNITA, Desinformação, Formação de utilizadores, Universidade da Beira Interior, Grupo de Trabalho de Bibliotecas de Ensino Superior UNITAResumo
O fenómeno da hipertransformação quotidiana, aliado à explosão da informação disponível e ao crescimento exponencial do uso de tecnologias da informação e comunicação têm conduzido à propagação de informação de acordo com as emoções e crenças individuais e não baseada em fatos. Nesta «era de pós-verdade» cresce a desinformação, a propaganda ideológica e a manipulação da opinião pública, que em tudo concorrem para o enfraquecimento da capacidade de análise e pensamento crítico. As bibliotecas do ensino superior têm vindo a desenvolver mecanismos de fomento da literacia digital, de capacitação da comunidade académica de critérios de avaliação da veracidade da informação, de fomento do pensamento crítico e de desenvolvimento da pedagogia universitária de combate à distorção da verdade informativa. Neste contexto, o Grupo de Trabalho de Bibliotecas de Ensino Superior da Universitas Montium – UNITA desenvolveu um projeto sobre competências em informação e recuperação da informação para ter um papel mais ativo no que toca à literacia digital e à literacia da informação de forma a combater a desinformação. Para iniciar o projeto, e para melhor conhecimento da comunidade académica UNITA, foram desenvolvidos pelo GT vários inquéritos por questionário sobre o tema da desinformação. Neste artigo propomos apresentar os resultados obtidos junto da comunidade académica da Universidade da Beira Interior.