Recursos humanos na BIBAL: renovar é preciso

Autores

  • Maria Margarida Vargues Universidade do AlgarveUniversidade de Évora- CIDEHUS https://orcid.org/0000-0002-3884-9953
  • Maria Paula Ferreira Câmara Municipal de Tavira-Biblioteca Municipal
  • Luís Mártires Câmara Municipal de Tavira-Biblioteca Municipal
  • Assunção Constantino Câmara Municipal de Vila Real de Stº António
  • Sandra Marques Martins Câmara Municipal de Faro-Biblioteca Municipal,

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2967

Palavras-chave:

Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL), Bibliotecas públicas, Recursos humanos, Algarve

Resumo

A Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL), formalizada em 2018, reconheceu empiricamente, como uma das suas limitações, a escassez de Recursos Humanos (RH) existentes nas bibliotecas, em especial nas municipais de concelhos com menor número de habitantes e, nalguns casos, detém formação insuficiente para as funções a desempenhar. Para conhecer a situação real foi criado um inquérito por questionário, que foi enviado às bibliotecas que integram a BIBAL, em 2022 e atualizado em 2023, e os dados que se obtiveram com a resposta da totalidade dos inquiridos foram analisados. É o resultado dessa análise que apresentamos, completando com a indicação de um conjunto de ações a propor às tutelas tendo em vista o desenvolvimento futuro e uma melhoria das limitações identificadas.

Biografias Autor

Maria Margarida Vargues, Universidade do AlgarveUniversidade de Évora- CIDEHUS

Bibliotecária na Biblioteca da Universidade do Algarve.

Licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pós-graduada como Bibliotecária-Arquivista, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestrado em Biblioteconomia (M.A. in Librarianship) pela Universidade de Sheffield (UK). Doutorada em Ciências da Informação e Documentação, pela Universidade de Évora. É investigadora do CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade da Universidade de Évora. Integra, de momento, o Grupo Coordenador da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve – BIBAL.

Maria Paula Ferreira, Câmara Municipal de Tavira-Biblioteca Municipal

É bibliotecária coordenadora, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira. Licenciada em História e Pós-Graduada em Ciências Documentais. Tem colaborado na organização e dinamização de diversos projetos de promoção e mediação da Leitura e nessa qualidade tem participado em diversos encontros. Deu aulas na Universidade do Algarve no curso de pós-graduação em Ciências Documentais. Integra, de momento, o Grupo Coordenador da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve – BIBAL.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Apresentações 24x7: 1. Dinamização de organizações, projetos e redes