As competências dos Profissionais da Informação na segunda década do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2969

Palavras-chave:

Competências do Profissional da Informação, Referenciais de competências profissionais, Associações Profissionais

Resumo

As últimas duas décadas trouxeram novos desafios aos profissionais da informação, num contexto de aceleração da produção da informação digital, a digitalização na sociedade de informação e o desafio da obsolescência dos suportes e da preservação e reutilização da informação. Ocorreram importantes mudanças na área científica da informação, nos perfis e nas competências dos profissionais. Esta comunicação tem como objetivo principal identificar novas competências, para apresentar as alterações recomendadas no contexto da atual sociedade da informação, a partir da análise dos referenciais, desde o Euro-Referencial I-D (2005) até documentos mais recentes como Records and Information Management Core Competencies (2017), sobretudo a partir de referenciais que as associações profissionais do sector e de outras, um pouco por todo o mundo, apresentam. No final deste trabalho, disponibiliza-se uma proposta com recomendações para a compreensão das competências dos profissionais e dos papéis emergentes que eles desempenham na atualidade, para que o exercício das suas atividades seja pautado pela qualidade, acompanhando as tendências e adaptados às novas funções e serviços.

Biografia Autor

Luísa Alvim, CIDEHUS - Universidade de Évora. Arquivo Municipal Alberto Sampaio

Doutora em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora (2016) com a investigação intitulada A Missão Social da Biblioteca Pública: uma visão das bibliotecas públicas portuguesas a partir do Facebook. Mestre em Ciência da Informação (2011). Pós-graduada em Ciências Documentais (1992). Licenciada em Filosofia (1985). Investigadora do CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.

Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação) no Arquivo Municipal Alberto Sampaio, Município de V.N. Famalicão. Foi Chefe de Divisão da Cultura entre 1999 e 2006, funções diretivas na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão e funções técnicas na Casa de Camilo - Museu e Centro de Estudos.

Trabalhou anteriormente no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) e no Município do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico.

 

Foi docente na Pós-graduação Ciências Documentais, Universidade Portucalense, Porto e na ESEIG-IPP na licenciatura Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação. Tem artigos publicados em revistas da especialidade e em livros de coordenação diversa e artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Pertence à equipa de coordenação do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus – BAD. Exerce o cargo de vogal do sector de formação para o triénio 2017-2019 no Conselho Diretivo Regional Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Desempenhou nesta associação cargos diretivos na formação 2007-2010, secretária 2010-2013, vogal do Conselho Fiscal 2014-2016.

Email mluisa.alvim@gmail.comluisaalvim@uevora.pt

Facebook http://www.facebook.com/luisa.alvim 

Página pessoal http://luisaalvim.wordpress.com/

Linkedin https://www.linkedin.com/in/luisaalvim

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Comunicação: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços