Literacia digital em estudantes das Ciências Sociais portugueses e espanhóis: uma análise qualitativa do uso de tecnologias móveis pós-pandemia

Autores

  • Carlos Lopes Ispa-Instituto Universitário, Portugal. APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion, Portugal.
  • David Caballero-Mariscal Universidade de Granada, Espanha.
  • Maria Luz Antunes Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL), Portugal. APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion, Portugal.
  • Tatiana Sanches UIDEF – Instituto de Educação (Universidade de Lisboa), Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2973

Palavras-chave:

Ensino superior, Literacia da informação, Investigação qualitativa, COVID-19, Estudo comparativo, Tecnologias móveis

Resumo

Pretende-se analisar comparativamente as perceções dos estudantes de Ciências Sociais portugueses e espanhóis sobre a utilização e inclusão das tecnologias móveis nos processos académicos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e dos seus profissionais na promoção da literacia digital. A metodologia utilizada foi a sócio-construtiva exploratória de grupos focais, baseada numa amostra de dezoito estudantes finalistas de Psicologia e Educação. Nos resultados, os estudantes experimentam lacunas significativas nas suas competências no uso de tecnologias móveis. Percebem limitações atitudinais e tecnológicas nos seus professores. Também existem algumas diferenças de atitudes relativamente à inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis mostraram melhores competências e os estudantes portugueses um nível mais elevado de autopercepção. Na discussão e  conclusão, decorrente da pandemia destaca-se a necessidade de aproximação estudante-professor e as limitações técnicas de alguns professores, sendo necessária uma mentalidade de abertura a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições académicas, e os bibliotecários em particular, devem esforçar-se por compreender o âmbito e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e para adquirir competências básicas em literacia digital. Esta reflexão é uma prioridade na otimização dos processos de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Comunicação: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços