Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes

Autores

  • Maria Luz Antunes Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL), Portugal. APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion, Portugal.
  • Carlos Lopes Ispa-Instituto Universitário, Portugal. APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion, Portugal.
  • Tatiana Sanches UIDEF – Instituto de Educação (Universidade de Lisboa), Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2979

Palavras-chave:

Avaliação da satisfação, Estudantes do ensino superior, Autoperceção, Competências, COVID-19, Bibliotecas do ensino superior

Resumo

As bibliotecas do ensino superior visam proporcionar o acesso à informação a estudantes, professores e investigadores, garantindo a sua satisfação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes de três instituições do ensino superior em Portugal sobre a resposta das suas bibliotecas em período de pandemia Covid-19; e avaliar se estes se consideraram preparados para pesquisar, avaliar e gerir a informação recuperada, quando trabalharam de forma autónoma e dependeram exclusivamente de conteúdos digitais. Foi realizado um questionário online, sobre o grau de satisfação face às bibliotecas e aos recursos eletrónicos disponibilizados e a auto-percepção das suas competências de informação. A maioria dos estudantes está satisfeita com o acesso aos recursos eletrónicos remotamente; os maiores níveis de insatisfação estão associados à B-ON; a maioria desconhece a disponibilidade de algumas bases de dados, como as subscritas pela instituição; parece existir uma perceção favorável face a pesquisar, citar e referenciar, mas constata-se o contrário na análise qualitativa dos dados; os mestrandos revelam maior segurança de conhecimentos comparativamente aos estudantes de licenciatura. É necessário aumentar a cobertura, a divulgação e a formação nos recursos eletrónicos das instituições de ensino superior enquanto estratégia formativa e pedagógica e formalmente concretizá-la em política educativa.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Comunicação: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços