PortAberta para a Ciência Aberta: portais de investigação da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico de Bragança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2981

Palavras-chave:

Portal de Investigação, Comunicação de Ciência, Open Science, VIVO, CRIS, RIM

Resumo

Este trabalho visa apresentar o projeto PortAberta – Portal de Investigação para a Ciência Aberta – que tem como promotores a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Bragança. A iniciativa surge com o propósito de colmatar uma necessidade partilhada de estabelecer um sistema Current Research Information Systems e Portal de Investigação, como ferramentas para apoiar e reforçar a afirmação na investigação e inovação, alicerçada em sistemas de software aberto, sob princípios da Ciência Aberta e alinhado com as iniciativas nacionais, assegurando sustentabilidade à operação e a sua relevância como boa prática a nível nacional e europeu. O PortAberta surgiu com o propósito de disponibilizar Portais de Investigação que facilitem o acesso, consulta e utilização da informação da Investigação na Universidade do Minho e Instituto Politécnico de Bragança, quer internamente pelos seus membros e órgãos, quer externamente, promovendo a visibilidade, impacto da atividade e dos resultados de Investigação e Desenvolvimento. Estes Portais de investigação serão operacionalizados através da implementação do software VIVO. A pretensão de apresentar este trabalho no Congresso da BAD prende-se com a vontade de demonstrar o impacto interno em cada uma das instituições, e no impacto externo com a interoperabilidade com serviços do ecossistema PT-CRIS e com o potencial das soluções desenvolvidas para poderem ser adotadas por outras instituições do sistema científico nacional.

Biografias Autor

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Pedro Príncipe. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e especialista de informação. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. De 2000 a 2010 colaborou na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA.

Desde 2010 trabalha nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) como Especialista de Informação e gestor de projetos Open Science, com responsabilidade na execução do projeto OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa, tendo colaborações em vários outros projetos europeus e nacionais (FOSTER Open Science, MedOAnet, Necobelac, RCAAP), nomeadamente com trabalho focado na formação e capacitação para o acesso aberto, a gestão de dados de investigação e a ciência aberta). Na Infraestrutura OpenAIRE é gestor do serviço de suporte e helpdesk europeu e coordenador da rede de secretariados nacionais de acesso aberto nos países sul da Europa, assumindo ainda a representação em Portugal. Nos SDUM coordena o desenvolvimento do plano de intervenção para serviços de suporte à Gestão de Dados de Investigação.

Tem experiência de formador na área das tecnologias da informação e comunicação, tendo colaborado já em vários cursos presenciais e elearning na Universidade de Aveiro e na Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Integra atualmente o Grupo de Trabalho da Política Nacional de Ciência Aberta nomeado por despacho Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Integrou de 2011 a 2016 o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), onde coordena atualmente o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Ricardo Saraiva, Universidade do Minho

Ricardo Saraiva é pós-graduado em Ciência da Informação e exerce funções nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho enquanto gestor do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho (UMinho). Com foco na qualidade e com mais de 16 anos de experiência é especialista em gestão de repositórios e outros sistemas de informação académicos. Possui experiência e conhecimentos práticos em questões de interoperabilidade, esquemas de metadados, uso de diretrizes, curadoria de meta informação, na integração de serviços e funcionalidades de valor acrescentado. É responsável pela administração de módulos no Sistema de Informação referentes à produção científica da UMinho. Outro foco da sua atividade tem sido a promoção da Ciência Aberta e dos repositórios institucionais em Portugal através da sua colaboração no Projeto RCAAP e no contexto pan-europeu através do sua participação em diversos projetos tais como: DRIVER II, NECOBELAC, OpenAIRE, MEDOANET, PASTEUR4OA e FOSTER.

Raquel Truta, Universidade do Minho

Membro da equipa do gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta da Unidade de Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Eloy Rodrigues, Universidade do Minho

Eloy Rodrigues é Director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (UMinho).  Nas duas últimas décadas tem promovido o acesso aberto e a ciência aberta, tendo liderado, em 2003,  a criação do RepositoriUM - o repositório institucional da Universidade de Minho e, desde 2008, coordenando a equipa da UMinho que desenvolve o projecto Repositórios Científico de Acesso Aberto de Portugal (www.rcaap.pt).

É membro do EUA Expert Group on Science 2.0/Open Science,  em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, e tem coordenado a participação da UMinho em mais de uma dezena de projetos (como o OpenAIRE e o FOSTER) financiados pela UE e relacionados com os repositórios e o acesso aberto.  Foi eleito em abril de 2015 como Presidente do Conselho Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR), e reeleito em maio de 2018, para o mandato de  2018 a 2021.

Clarisse Pais, Instituto Politécnico de Bragança

Bibliotecária Coordenadora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPB
Professora convidada na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança.
Tem várias publicações no âmbito do Acesso Aberto e dos repositórios, desde artigos em revistas, documentos em conferências e um capítulo de livro. É ainda Editora Literária de vários livros.

Albano Alves, Instituto Politécnico de Bragança

Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Tecnologia e de Gestão, Departamento de Informática e Comunicações.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Comunicação: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços