Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na descoberta de resultados de investigação com o OpenAIRE EXPLORE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2982

Palavras-chave:

OpenAIRE EXPLORE, Serviço de descoberta, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Publicações científicas

Resumo

Esta proposta de poster tem como objetivo apresentar as novas funcionalidades do portal de descoberta OpenAIRE EXPLORE, que tem por base uma das maiores coleções de publicações académicas do mundo, com mais de 150 milhões de resultados. O destaque neste trabalho está centrado no esquema de classificação que com base no OpenAIRE graph se desenvolveu para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e na sua integração nas funcionalidades de descoberta e navegação da infraestrutura, que permitem agora explorar e identificar os resultados de investigação associados a cada um dos ODS. O contributo deste poster é relevante para todos aqueles que realizam investigação e prestam suporte às atividades de investigação, dotando-os de conhecimento relevante sobre um serviço de descoberta que lhes permitirá pesquisar novos recursos e resultados de investigação através da classificação dos ODS, que proporcionam um novo e significativo caminho de exploração.

Biografias Autor

Paula Moura, Universidade do Minho

Paula Moura é desde outubro de 2017 colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta, no Serviço de Documentação e Bibliotecas, na Universidade do Minho.

Entre os anos de 2002 e 2017 foi profissional de informação no Museu dos Transportes e Comunicações.

Em 1996 finaliza a sua licenciatura em Ciências-Históricas (ramo científico) na Universidade Portucalense. Entre os anos de 2001-2006 frequentou as pós-graduações em Ciências- Documentais, na variante, bibliotecas e centros de documentação (2001-2003) e, na variante arquivos (2003-2006), na mesma universidade.

Em outubro de 2009 concluiu o Mestrado em Gestão da Informação, na Universidade de Aveiro, desenvolvendo a sua dissertação na área da gestão da informação nas organizações culturais, o uso do digital no acesso integrado à informação.

Em 2020 finaliza especialização em Sistemas de Informação, na Universidade do Minho.

André Vieira, Universidade do Minho

André Vieira é membro da equipa do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta da Universidade do Minho como profissional de informação nos projetos, OpenAIRE-Nexus e EOSC-Future, tendo também colaborado nos projetos FAIRsFAIR, OpenAIRE-Advance e OpenAIRE-Connect. Faz ainda parte da equipa de gestão operacional do Repositório de Dados da Universidade do Minho (DataRepositóriUM), e colaborou na elaboração das duas edições do curso MOOC “O Essencial da Gestão de Dados de Investigação”.

Atualmente é também membro das comissões científicas da Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA) e do 14º Congresso Nacional da BAD, bem como coordenador do Grupo de Trabalho de Formação e Competências para Gestão e Dados FAIR do Fórum de Gestão de Dados de Investigação. É docente do ensino superior no Instituto Português de Administração de Marketing do Porto, lecionando a unidades curriculares de “Investigação e Métodos de Pesquisa” e “Laboratório de marketing e Consumo A”, sendo também orientador de estágio de estudantes de licenciatura.

É doutorado em Economia da Empresa e Finanças pela Universidad Rey Juan Carlos, mestre em Ciência da Informação pela Universidade do Porto e licenciado em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação pelo Instituto Politécnico do Porto.

Desenvolveu a sua atividade profissional como bibliotecário do Instituto Português de Administração de Marketing do Porto, coordenador editorial da Revista Portuguesa de Marketing, assistente de investigação do IPAMLab (Unidade de Investigação em Marketing) e membro de comités organizativos de várias conferências científicas internacionais.

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Pedro Príncipe. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e especialista de informação. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. De 2000 a 2010 colaborou na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA.

Desde 2010 trabalha nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) como Especialista de Informação e gestor de projetos Open Science, com responsabilidade na execução do projeto OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa, tendo colaborações em vários outros projetos europeus e nacionais (FOSTER Open Science, MedOAnet, Necobelac, RCAAP), nomeadamente com trabalho focado na formação e capacitação para o acesso aberto, a gestão de dados de investigação e a ciência aberta). Na Infraestrutura OpenAIRE é gestor do serviço de suporte e helpdesk europeu e coordenador da rede de secretariados nacionais de acesso aberto nos países sul da Europa, assumindo ainda a representação em Portugal. Nos SDUM coordena o desenvolvimento do plano de intervenção para serviços de suporte à Gestão de Dados de Investigação.

Tem experiência de formador na área das tecnologias da informação e comunicação, tendo colaborado já em vários cursos presenciais e elearning na Universidade de Aveiro e na Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Integra atualmente o Grupo de Trabalho da Política Nacional de Ciência Aberta nomeado por despacho Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Integrou de 2011 a 2016 o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), onde coordena atualmente o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Póster: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços