Ler com (c)alma: o livro como ferramenta biblioterapêutica
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2989Palavras-chave:
Biblioterapia, Leitura terapêutica, Componentes biblioterapêuticos, MindfulnessResumo
O projeto Ler com (c)Alma foi desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Baião, alcançando diferentes públicos – comunidade escolar, sénior e público em geral – mas com objetivos comuns em relação a ambos: promover o livro e a leitura, criando novos leitores e consolidando os hábitos de leitura dos já existentes, divulgar o acervo da biblioteca municipal, trabalhar a autoestima das crianças através da literatura infantil, bem como ajudar as crianças a identificar as suas emoções para melhor saber lidar com elas, reconhecimento e valorização da dimensão terapêutica do livro, bem como proporcionar sentimentos de paz interior, tranquilidade e leveza, tornando a biblioteca um espaço de refúgio que permite contornar o stress e preocupações do dia-a-dia, relevando o papel da biblioteca como espaço de silêncio, leitura e reflexão. Este projeto acabou por ser, na verdade, um conjunto de sessões biblioterapêuticas, durante as quais pudemos perceber o impacto do livro, dos seus personagens e histórias no autoconhecimento e gestão de emoções dos participantes, que no final do projeto acabaram por testemunhar que as diversas sessões contribuíram para o seu bem-estar psicológico, para a expressão emocional no luto e para o sentimento de pertença, entre outros impactos positivos.