Contextos emergentes da excelência

Autores

  • Paula Ochoa Biblioteca Nacional de Portugal
  • Leonor Gaspar Pinto Câmara Municipal de Lisboa

Palavras-chave:

Excelência, qualidade, impactos, agenda digital

Resumo

O conceito de Excelência (EFQM, 2003) está intimamente ligado ao desenvolvimento das teorias e modelos da gestão da qualidade e às dinâmicas da avaliação de desempenho nas organizações. Os conceitos de orientação para resultados, orientação para clientes, liderança, gestão por processos, desenvolvimento e envolvimento das pessoas, formação contínua, parcerias e responsabilidade social das organizações mantêm a sua actualidade e pertinência. Entre os temas emergentes, a EFQM (2010) tem vindo a destacar a criatividade e inovação, a sustentabilidade, a agilidade organizacional, a gestão do risco e a promoção dos produtos e serviços. Tendo por base os resultados de uma investigação sobre o modelo IPA Road Map (Sttratfield e Markless, 2009) e a sua aplicação na análise dos impactos em bibliotecas (Pinto, Ochôa e Vinagre, 2012) são apresentados os contextos emergentes numa análise prospetiva da agenda europeia para a cultura. Estes podem ser agrupados em quatro grupos temáticos, de acordo com a tipologia de impactos a analisar: Sociedade e economia, perceção e confiança; Qualidade de vida; comportamento informacional; conhecimento e competências na área da gestão da qualidade.

Biografias Autor

Paula Ochoa, Biblioteca Nacional de Portugal

Técnica superior na Biblioteca Nacional de Portugal. Assistente convidada no Mestrado em Ciência da informação e Documentação da Universidade Nova. Investigadora nas áreas de gestão da qualidade e gestão de competências.

Leonor Gaspar Pinto, Câmara Municipal de Lisboa

Bibliotecária e investigadora. MSc Information Management (University of Sheffield). Doutoramento em Documentacão (Universidad de Alcalá).
Técnica superior da Câmara Municipal de Lisboa. Assistente convidada no Mestrado em Ciência da informação e Documentação da Universidade Nova de Lisboa.

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Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 3. Abertura e integração organizacional