DatarepositóriUM: uma visão 360º ao estabelecimento de um repositório digital de dados de investigação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2991

Palavras-chave:

Repositório de Dados, Dados de Investigação, Repositório digital

Resumo

Esta apresentação tem como objetivo dar uma visão 360º ao estabelecimento de um serviço de repositório digital institucional de dados de investigação. A disponibilização e funcionamento do serviço DatarepositóriUM – Repositório de Dados da Universidade do Minho – surge no contexto da relevância atual das instituições de investigação e ensino superior conceberem estratégias de atuação que maximizem o valor dos dados gerados nas atividades de investigação que realizam, procurando assegurar boas práticas de gestão de dados. As bibliotecas e os arquivos assumem particular responsabilidade no estabelecimento das infraestruturas e serviços necessários à realização das estratégias e políticas de atuação institucional da gestão e abertura de dados de investigação. A sua atuação é de particular relevo na curadoria de dados, assegurando a qualidade de metadados necessária para que os conjuntos de dados possam ser localizados, a sua usabilidade ao longo do tempo e a garantia do potencial de reprodutibilidade. O Repositório de Dados institucional da UMinho serve para partilhar, publicar e gerir dados de investigação gerados e recolhidos pela atividade dos investigadores e nas unidades de investigação da Universidade do Minho. Nesta apresentação está documentada a sua missão e objetivos, a normas de utilização e termos de uso, as estratégias de disseminação do serviço e as atividades em curso para integração em sistemas internacionais e a obtenção de certificação.

Biografias Autor

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Pedro Príncipe. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e especialista de informação. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. De 2000 a 2010 colaborou na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA.

Desde 2010 trabalha nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) como Especialista de Informação e gestor de projetos Open Science, com responsabilidade na execução do projeto OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa, tendo colaborações em vários outros projetos europeus e nacionais (FOSTER Open Science, MedOAnet, Necobelac, RCAAP), nomeadamente com trabalho focado na formação e capacitação para o acesso aberto, a gestão de dados de investigação e a ciência aberta). Na Infraestrutura OpenAIRE é gestor do serviço de suporte e helpdesk europeu e coordenador da rede de secretariados nacionais de acesso aberto nos países sul da Europa, assumindo ainda a representação em Portugal. Nos SDUM coordena o desenvolvimento do plano de intervenção para serviços de suporte à Gestão de Dados de Investigação.

Tem experiência de formador na área das tecnologias da informação e comunicação, tendo colaborado já em vários cursos presenciais e elearning na Universidade de Aveiro e na Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Integra atualmente o Grupo de Trabalho da Política Nacional de Ciência Aberta nomeado por despacho Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Integrou de 2011 a 2016 o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), onde coordena atualmente o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Paula Moura, Universidade do Minho

Paula Moura é desde outubro de 2017 colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta, no Serviço de Documentação e Bibliotecas, na Universidade do Minho.

Entre os anos de 2002 e 2017 foi profissional de informação no Museu dos Transportes e Comunicações.

Em 1996 finaliza a sua licenciatura em Ciências-Históricas (ramo científico) na Universidade Portucalense. Entre os anos de 2001-2006 frequentou as pós-graduações em Ciências- Documentais, na variante, bibliotecas e centros de documentação (2001-2003) e, na variante arquivos (2003-2006), na mesma universidade.

Em outubro de 2009 concluiu o Mestrado em Gestão da Informação, na Universidade de Aveiro, desenvolvendo a sua dissertação na área da gestão da informação nas organizações culturais, o uso do digital no acesso integrado à informação.

Em 2020 finaliza especialização em Sistemas de Informação, na Universidade do Minho.

André Vieira, Universidade do Minho

André Vieira é membro da equipa do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta da Universidade do Minho como profissional de informação nos projetos, OpenAIRE-Nexus e EOSC-Future, tendo também colaborado nos projetos FAIRsFAIR, OpenAIRE-Advance e OpenAIRE-Connect. Faz ainda parte da equipa de gestão operacional do Repositório de Dados da Universidade do Minho (DataRepositóriUM), e colaborou na elaboração das duas edições do curso MOOC “O Essencial da Gestão de Dados de Investigação”.

Atualmente é também membro das comissões científicas da Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA) e do 14º Congresso Nacional da BAD, bem como coordenador do Grupo de Trabalho de Formação e Competências para Gestão e Dados FAIR do Fórum de Gestão de Dados de Investigação. É docente do ensino superior no Instituto Português de Administração de Marketing do Porto, lecionando a unidades curriculares de “Investigação e Métodos de Pesquisa” e “Laboratório de marketing e Consumo A”, sendo também orientador de estágio de estudantes de licenciatura.

É doutorado em Economia da Empresa e Finanças pela Universidad Rey Juan Carlos, mestre em Ciência da Informação pela Universidade do Porto e licenciado em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação pelo Instituto Politécnico do Porto.

Desenvolveu a sua atividade profissional como bibliotecário do Instituto Português de Administração de Marketing do Porto, coordenador editorial da Revista Portuguesa de Marketing, assistente de investigação do IPAMLab (Unidade de Investigação em Marketing) e membro de comités organizativos de várias conferências científicas internacionais.

Antónia Correia, Universidade do Minho

Maria Antónia Correia trabalha no Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho como especialista de informação nos projetos FOSTER Plus e FIT4RRI.

Possui uma licenciatura em Estudos Anglo-Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa e duas pós-graduações em Ciências Documentais, nas variantes Biblioteca e Documentação (2004) e Arquivo (2006) pela Universidade de Lisboa. Tem mais de 15 anos de experiência como coordenadora de Bibliotecas universitárias e nos últimos anos desenvolveu serviços de apoio aos investigadores nas vertentes da publicação científica, promoção da visibilidade do investigador a nível pessoal e institucional e avaliação de desempenho.

Lecionou neste âmbito diversas sessões de formação, das quais se destacam o módulo sobre Publicação Científica no curso de Literacia de Informação, e desenhou e coordenou o curso de Research Data Management da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Apresentações 24x7: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços