APP 3 L – Livro, Leitura, Literacias: o mundo do livro e dos leitores na nossa mão

Autores

  • Bruno Duarte Eiras Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.3004

Palavras-chave:

App móvel, Bibliotecas públicas, Livrarias, Casas de escritores, Festivais literários

Resumo

Em 2022, no Dia Mundial da Língua Portuguesa, a DGLAB apresentou oficialmente uma nova ferramenta inovadora de promoção e divulgação do setor do livro e da leitura, enquanto instrumento de comunicação e divulgação de entidades e eventos.

Através da APP 3 L – Livro, Leitura, Literacias poderá consultar informação, baseada na georreferenciação, dos espaços, serviços e atividades das bibliotecas públicas, das livrarias, casas de escritores, festivais literários, bem como aceder a notas biográficas de autores portugueses.

Nesta APP poderá encontrar a localização, contactos, eventos e destaques das Bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, mas também informações sobre Livrarias, Casas de Escritores, Festivais Literários e Autores.

Numa época em que a utilização de dispositivos móveis representa uma das principais formas de aceder à informação digital, pretende-se com esta APP fomentar a utilização dos principais espaços associados ao setor do livro, com interesse para os leitores, através do incentivo à utilização das bibliotecas municipais, mas também de livrarias, à visita a casas de escritores e à participação em festivais literários.

Quando os dispositivos móveis são praticamente incontornáveis no nosso dia, a DGLAB, disponibiliza uma Aplicação Móvel inovadora que para além de disponibilizar informação de localização e contacto, das principais entidades do setor do livro, com interesse para o grande público, associa a georreferenciação ao geofencing de forma interativa e em permanente atualização.

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Póster: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços